Ufal e Fundação Palmares fecham parceria em projeto
A primeira reunião entre representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Fundação Cultural Palmares vai resultar em parceria para implantação de projeto que visa à preservação cultural em União dos Palmares. O encontro aconteceu esta semana, com a reitora em exercício, Rachel Rocha.
A iniciativa trazida pela Fundação Palmares prevê a criação de um projeto de articulação e melhor aproveitamento do Parque Memorial Quilombo dos Palmares (PMQP), bem como toda a região da Serra da Barriga e da comunidade quilombola de Muquém. A intenção é envolver a cidade de União dos Palmares e seus habitantes com capacitações e ações educativas ambientais e patrimoniais, de fomento cultural e incentivo turístico para maior valorização da localidade que é um marco na história do Brasil.
Na reunião, foram definidas as primeiras diretrizes do projeto que deverá ser elaborado pela Fundação e a Universidade, depois de firmado termo de parceria, cuja iniciativa será de relevância para o Estado de Alagoas. Participaram das discussões o pró-reitor de Gestão Institucional, Valmir Pedrosa, o representante nacional da Fundação Cultural Palmares, Alexandro Reis, o diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro e a representante da Fundação no Nordeste, Maria José da Silva.
Para Alexandre Reis, essa iniciativa deveria ter acontecido há muito tempo. “Já passou da hora de a Serra da Barriga, o Quilombo dos Palmares deixar de ser lembrado apenas nas comemorações do Dia da Consciência Negra. E mais: é necessário que toda essa região tenha e estrutura necessária para desenvolver todo seu potencial turístico”, afirmou.
Complementando a fala do colega de Fundação, Maria José da Silva fez questão de ressaltar também o papel social que este projeto terá na valorização e nas oportunidades para os jovens da região. “Quando você vai até o Muquém [comunidade quilombola], ou mesmo na cidade, em União dos Palmares, os jovens não têm muita perspectiva para o futuro. A ampliação do Parque Memorial, a criação de um roteiro turístico e de lugares para apreciação das tradições artísticas, culturais, gastronômicas deles mesmos, com a devida capacitação, que o próprio projeto prevê é fundamental para eles”, destacou.
O próximo passo será a formação de uma equipe multidisciplinar formada por professores da Ufal e profissionais da Fundação para a elaboração do plano de trabalho, o que deverá ser definido na próxima reunião, agendada para a segunda quinzena de março. O projeto terá financiamento do Ministério da Cultura (Minc), com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), e deve ser implantado ainda em 2014.
Rachel Rocha fez questão de tranquilizar os representantes da Fundação e ressaltou a importância de iniciativas como essa. “Nós temos muitos professores que já trabalham com a temática e que podem realmente contribuir para elaboração do projeto, com oficinas, consultorias e pesquisas. Na verdade este é um projeto que permite desdobramentos diversos e nós ficamos muito felizes de participar. É nossa obrigação na verdade”, concluiu.
Últimas notícias

Comoção marca velório e sepultamento do ex-prefeito Marcelo Lima em Quebrangulo

Lula diz que não vai se ‘humilhar’ e descarta ligar para Trump

Mano Walter surpreende fiéis ao visitar capela em assentamento em Delmiro Gouveia
![[Vídeo] Influenciador Kel Feretti deixa presídio após sete meses cumprindo pena por estupro](https://img.7segundos.com.br/wumuxzgZl1M7HFOYAFdqwZNDKF8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-08-06-184356.png)
[Vídeo] Influenciador Kel Feretti deixa presídio após sete meses cumprindo pena por estupro

Prefeitura de Palmeira empossa aprovados na 2ª convocação do concurso público

Hemoal leva equipe itinerante para coletar sangue em Coruripe nesta quinta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
