Baixão: comunidade reclama que após prazo, unidade de saúde não foi construída
Alagamento, mofo e cupim, esta é a situação da Unidade Básica de Saúde, localizada na Rua Santos Dumont, no bairro do Baixão, em Arapiraca. A Afirmação é do presidente da Associação dos Moradores do Bairro e presidente do Conselho de Saúde do Local.
De acordo com o presidente, José Severino Giló, ele teria enviado um ofício ao Secretário de Saúde, Ubiratan pedrosa, em agosto de 2013, falando da precariedade e pedindo a mudança para um novo prédio ou a reforma do prédio onde funciona a unidade.
Em resposta ao presidente da comunidade, foi enviado outro oficio um mês após a solicitação, em que o secretário informou que a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde para a comunidade seria iniciada com o prazo de seis meses para entrega.
Entretanto, a comunidade reclama que nada foi feito e que as condições do prédio onde funciona a unidade não são adequadas.
Segundo José Severino, quando chove molha a parte dos fundos, paredes e portas estão mofadas e tem cupim no prédio. “Solicitamos que fosse alugada uma nova casa, enquanto o prédio não era construído, mas informaram em setembro, que em seis meses o novo prédio estaria pronto e até o momento não foi colocado um tijolo”, destacou.
José Severino acrescentou que a unidade de saúde atende as comunidades do Baixão e do Eldorado e que há muito tempo tenta marcar uma reunião com a prefeita Célia Rocha, mas não é atendido. “Eu acho um absurdo. Onde está funcionando agora eles deveriam adequar ou procurar um novo espaço”, frisou.
A reportagem tentou entrar em contato com a assessoria do órgão, mas não obteve êxito.