Sesau vai realizar Conferência Estadual de Saúde
Com o objetivo de discutir e melhorar a situação da saúde do trabalhador em Alagoas, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), por meio da Diretoria de Vigilância à Saúde do Trabalhador, realiza nesta quarta (21), a etapa macrorregional II, da 3ª Conferência Estadual em Saúde do Trabalhador (CESTT). A ação, que prossegue na quinta-feira (22) e será realizada no Espaço Tuta Fest, situado no bairro Baixa Grande, em Arapiraca, é destinada aos delegados eleitos nas plenárias municipais.
De acordo com a diretora estadual de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Gardênia Santana, o foco principal da conferência é a implementação da política estadual de saúde do trabalhador. A diretora explicou que também serão discutidas questões relativas ao desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador, o fortalecimento da participação dos trabalhadores, da comunidade e do controle social nas ações da saúde do trabalhador.
O documento orientador da 3ª CESTT seguirá o documento norteador da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, que será realizada no período de 10 a 13 de novembro, em Brasília. “Durante as Etapas Macrorregionais e a 3ª CESTT, teremos grandes oportunidades para discussão de temas relevantes, analisar as prioridades do documento orientador e elaborar propostas para a Implementação da Política Nacional e Estadual de Saúde do Trabalhador”, destacou Gardênia, lembrando que, no período de 09 a 11 de junho, será realizada a III Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador.
Gardênia ressaltou que a conferência será um espaço de articulação, em que as comissões e representantes de classe irão debater o fortalecimento do controle social e o processo participativo nas ações de saúde do trabalhador. Com isso, serão propostas soluções para os problemas enfrentados pelos trabalhadores, com um olhar voltado para ações de promoção e prevenção de doenças e agravos à saúde do trabalhador.
Também será tratada a evolução na assistência prestada aos trabalhadores, principalmente àqueles que vivem em situação de maior vulnerabilidade, como os inseridos em relações informais e precárias de trabalho. “A conferência vai apontar os desafios diagnosticados pelas comissões e representantes de classe, além de propor soluções que serão encaminhadas para os gestores públicos das esferas estaduais, municipais e federal”, ressaltou a diretora, ao lembrar que a etapa macrorregional I, da 3ª Conferência Estadual em Saúde do Trabalhador, foi realizada nos dias 14 e 15 deste mês, no Centro Cultural e de Exposições.
Últimas notícias

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste

Polícia flagra adolescente de 14 anos pilotando motocicleta em Colônia Leopoldina

Vereador Leonardo Dias discute inclusão de crianças com TEA em escolas de Maceió

Carro sai da pista, capota e deixa duas pessoas feridas na BR-101, em Novo Lino
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
