Folias de reis e violeiros animam vida cultural de Itaboraí, no Rio
O crescimento populacional, provocado em grande parte pelas obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, despertou no município de Itaboraí, na região metropolitana do Rio, a necessidade de dinamização da identidade cultural. Razão pela qual a cidade organiza a apresentação, neste fim de semana, de grupos de folias de reis e violeiros como forma de incentivar a cultura local na Semana Fluminense do Patrimônio Imaterial.
“Os moradores estão ávidos para preservar sua identidade. As pessoas passaram a valorizar mais seus referenciais históricos. Boa parte das pessoas não tinha conhecimento da existência do Convento de São Boaventura, há dez anos; mesmo moradores de Itaboraí. Hoje, impossível alguém não saber. O centro histórico é mais reconhecido, as pessoas querem vir, tirar foto”, explicou o presidente da Fundação Cultural do município, Cláudio Rogério, que recebe as apresentações.
Apesar do interesse pelo patrimônio histórico, Rogério conta que muitas expressões culturais estão em extinção. Por isso, o encontro de folia de reis do leste fluminense quer reunir e celebrar os grupos que restaram, incluindo os de municípios do entorno. “Na década de 1990 eram mais de dez folias de reis. Hoje só temos duas. Isso demonstra o prejuízo que estamos tendo culturalmente, caso a manifestação seja perdida”, destacou, em tom de alerta.
Em defesa do Dia do Folclore, comemorado nesta sexta-feira, Rogério acrescenta que outras manifestações culturais estão enfraquecidas na região. “Tínhamos 14 escolas de samba no município, em 1999, e hoje fazemos um esforço para colocar três na avenida. Os blocos são em número considerável, ainda, mas muitos perderam as características dos anos de 1960 a 1980”, lamenta ele..
Além das apresentações de folia de reis, está previsto um encontros de violeiros neste sábado (23), na Casa Heloísa Alberto Torres, no centro histórico da cidade, a partir das 13h.
Como parte da programação, ficará disponível ao público, na Fundação Cultural de Itaboraí, até o final de setembro, a mostra Patrimônio Imaterial e Folclore do Leste Fluminense, com a exposição de instrumentos, vestimentas e fotografias que revelam a cultura regional.
Últimas notícias
Prefeitura de Penedo anuncia restauração da histórica Rua do Banheiro pelo PAP
Penedo receberá a carreta do Programa Agora Tem Especialistas do Ministério da Saúde
Com 41,75%, Renan Filho ultrapassa JHC em pesquisa, após início da pré-campanha
Polícia Civil apreende 191 cartões bancários em operação contra agiotagem em Penedo
Acidente entre van e carro de passeio é registrado no município de Água Branca
Chico Filho cobra providências da concessionária Sanama por prejuízos no bairro da Santa Lúcia
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
