Política

Mesmo ausente, Collor marca presença em debates

Por 7 Segundos 23/09/2014 07h07
Mesmo ausente, Collor marca presença em debates
- Foto: tribunasertão

O debate dos candidatos ao Senado, organizado pela TV Pajuçara – no último sábado (20) – mostrou, realmente, quem é quem neste pleito. A ausência do candidato Fernando Collor (PTB), que defende o mandato, foi a mais sentida: afinal, ou ele não está se importando muito com o pleito ou já se considera eleito.

O ex-presidente tem adotado esta estratégia durante toda a eleição: evitando o embate direto. A construção da imagem do candidato, durante todo o guia, não remete à sua trajetória. Ele busca uma entrada mais próxima ao eleitorado jovem, fazendo de suas peças televisivas praticamente uma aula didática – com infográficos e muitas ilustrações.

A relação de Collor com o espaço foi sendo construída em meio a reuniões de assessores com a organização da TV. Eles foram os que mais questionaram sobre as regras do encontro e procuraram assegurar as possibilidades da participação de seu representado. Em vão. A ausência chegou a ser escancarada com uma pergunta do apresentador, como os demais: claro, como se ele estivesse presente.

A candidata Heloísa Helena (PSOL) não quis comentar a ausência de seu adversário. Ela se limita a responder que segue sua programa de campanha e tem esperança de que o eleitorado possa escolher o melhor para Alagoas.

Vitrine

Quem ganhou espaço foi o candidato Elias Barros (PTC). Ele surgiu com afrontas diretas à vereadora Heloísa – detentora da segunda maior intenção de votos, em todas as pesquisas realizadas até o momento. Vale salientar que este tipo de representatividade não contribui para o debate democrático, nem tampouco, a discussão de projetos e o exercício pleno da democracia.