Alagoas

Fórum de educação indígena terá eleições em dezembro

Por Assessoria 29/09/2014 14h02

O Fórum de Educação Indígena terá eleições para a renovação de seus integrantes em dezembro. A medida foi decidida durante reunião do fórum – composto por técnicos da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e representantes de nove comunidades indígenas alagoanas – realizada no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa).

A eleição do fórum se dará no encerramento da formação em educação indígena que será realizada com os professores da rede pública estadual no período de 9 a 12 de dezembro no Centro de Formação Ib Gatto Falcão (Cenfor), no Cepa.

"Durante esta formação, discutiremos as mais diversas temáticas relacionadas à educação indígena, dentre as quais, a Lei 11.645 de 2008, que estabelece o ensino da história e cultura dos povos indígenas e afro-brasileiros nas escolas da Educação Básica", adianta o técnico da Gerência de Diversidade da SEE e atual articulador do fórum, Gilberto Ferreira. Ainda segundo o técnico, a capacitação contará com a participação de professores indígenas e não indígenas.

Professor de Língua Portuguesa da Escola Estadual Indígena José Carapina, no povoado Tanque, em Pariconha, Cícero Pereira aprova a iniciativa da formação. "Esta é uma demanda antiga dos professores que atuam nas escolas indígenas e será muito enriquecedora, pois não teremos uma proposta de formação pronta e imposta, mas um mecanismo que será construído em conjunto com as comunidades de acordo com suas principais demandas", destaca Cícero, cuja escola conta com 360 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

O Fórum

Os integrantes do Fórum de Educação Indígena se encontram em quatro reuniões ordinárias por ano para discutir diversas questões relacionadas à educação, mas também articulações para demandas relacionadas a outras áreas.

Liderança da comunidade Xucuru Kariri, em Palmeira dos Índios, o pajé Celso Celestino ressalta a importância do fórum como um espaço reivindicativo dos povos indígenas junto ao Poder Público.

"No fórum, as comunidades têm a chance de discutir as suas demandas, que muitas vezes são parecidas, e apresentá-las ao Governo em busca de soluções. Participar das eleições de dezembro é muito importante, pois permitirá que as comunidades escolham seus representantes para este que é o espaço legalmente instituído para fazermos reivindicações junto ao Governo", afirma Celso.