Alunos da rede estadual avaliam desempenho para o Enem

Vinte e sete mil estudantes da rede pública estadual participaram na sexta-feira (26) de um aulão com questões corrigidas e comentadas de simulado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação faz parte do Pré-Enem, curso preparatório para o exame ofertado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).
Durante os três horários, assistiram à correção de 60 questões das quatro áreas de conhecimento do Enem e puderam observar seus erros e acertos no simulado aplicado no mês de agosto.
"Este é um momento muito oportuno, pois o estudante fará um diagnóstico do seu desempenho e verá em quais áreas deverá intensificar os seus estudos. No mês de outubro, teremos ainda mais dois simulados, sendo que o último terá o mesmo número de questões e o tempo estipulado no Enem para que o aluno saiba que situação enfrentará no dia da prova", conta a coordenadora-geral do Pré-Enem pela SEE, Tânia Almeida.
O segundo simulado para o Enem com os alunos da rede estadual será aplicado já na próxima semana, no período de 29 de setembro a 4 de outubro. Composto por 65 questões, ele será realizado via internet na plataforma www.preenemalagoas.com.br, que dever ser acessada por meio do login e senha do aluno.
Após responder todas as questões, o aluno deverá clicar no botão salvar para finalizar o simulado. Os alunos podem responder às questões na ordem desejada desde que não finalizem o simulado. Cada questão só terá uma resposta.
Premiação
Na próxima semana, a SEE e a Escola Satélite também premiarão estudante da rede que respondeu ao maior número de exercícios oferecidos pela plataforma do Pré-Enem.
"Nesta plataforma, o aluno tem acesso a conteúdo complementar ao que ele assiste em nossas transmissões semanais e que ajudarão a intensificar o seu preparo para a prova. Vamos premiar uma aluna que respondeu a 85% dos exercícios da plataforma com um notebook, uma forma de reconhecer o esforço desta estudante como também estimular que outros sigam seu exemplo", adianta a coordenadora do Pré-Enem na Escola Satélite, Fernanda Lopardi.
O Pré-Enem
Uma parceria entre a SEE e a Escola Satélite (empresa do Grupo Abril Educação), o Pré-Enem consiste na transmissão de aulas via satélite que abordam conteúdo e metodologia cobrados no exame. Transmitidas diretamente de estúdios no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, as atividades prosseguem até o mês de novembro sempre nos dias segunda-feira, quarta-feira e sábado, totalizando 360 horas de conteúdo.
Durante as aulas, os alunos podem formular perguntas, encaminhadas ao instrutor virtual, como se estivessem em sala de bate-papo, passando e recebendo mensagens pela internet, dentro de uma plataforma da web.
Alagoas é o primeiro estado a utilizar o curso no âmbito da rede pública: até então, o Pré-Enem, criado em 2011, havia apenas sido aplicado nas melhores escolas particulares das regiões Sudeste e Sul.
Últimas notícias

Bombeiros resgatam mãe e filho de afogamento em praia de Maceió
MP/AL oferta denúncia por crime doloso contra policiais no caso Gabriel Lincoln

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026

Rainha das lives: Rica de Marré anuncia live exclusiva de lançamento nesta quinta (28)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
