Votação de eleitores com necessidades especiais é garantida
De acordo com informações da Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) dos quase 2 milhões de eleitores cadastrados em Alagoas, 10755 apresentam algum tipo de necessidade especial e apenas 404 deles estão inscritos para votar nas seções especiais. Nas quatro zonas eleitorais da capital existem 5898 eleitores com necessidades especiais, o que representa mais de 50% dos cadastrados com as referidas restrições em todo o Estado.
O TRE/AL dispõe de 116 seções eleitorais especiais, aptas a propiciar aos eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida a garantia de acessibilidade aos locais de votação, a fim de garantir-lhes o pleno exercício dos direitos políticos com segurança e autonomia. Os municípios alagoanos com o maior número de seções especiais são Maceió, com 13, Viçosa com 12 e Coruripe com 7.
No momento do voto o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida sem condições de, sozinho, chegar a cabina de votação ou manusear o teclado da urna eletrônica, poderá ser acompanhado por uma pessoa de sua confiança, caso o presidente da mesa receptora de votos verifique que, sem esse auxílio o eleitor não poderá exercer o seu direito de votar. Este acompanhante não pode estar a serviço da Justiça Eleitoral nem de partido político, coligação ou candidato.
A Justiça Eleitoral encerrou no dia 7 de maio o prazo para o eleitor com algum tipo de deficiência solicitar sua transferência para uma seção eleitoral especial. Com este procedimento o número de seções especiais tende a aumentar, já que a maioria dos eleitores nestas condições vota nas seções comuns. Como a questão da acessibilidade permeia outros aspectos do convívio social, diversos outros locais de votação estão instalados em prédios adaptados para atender essa parcela da população.
Últimas notícias

Senado instala Subcomissão de Prevenção e Tratamento do Câncer sob presidência da senadora Dra. Eudócia

Prefeita Ceci faz apelo contra comentários que culpam vítimas de violência: “Isso não é opinião. Isso é violência também”

FPI Alagoas participa da primeira reunião interiorizada da Coetrae em Arapiraca

Homem é preso em flagrante por tentativa de estupro em Messias

AVC Dá Sinais: programa alagoano ganha reconhecimento nacional e internacional

Influenciador Hytalo Santos e marido chegam à Paraíba para cumprimento de pena no Presídio do Róger
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
