Arapiraca

Em Arapiraca, duzentas e quarenta urnas serão instaladas neste sábado

Por 7 Segundos 03/10/2014 12h12
Em Arapiraca, duzentas e quarenta urnas serão instaladas neste sábado
Urna eletrônica - Foto: Agência Brasil

A partir das 7h da manhã deste sábado (04), funcionários dos correios acompanhados dos técnicos do Cartório Eleitoral de Arapiraca, vão realizar o transporte das duzentas e quarenta e sete urnas eletrônicas que serão instaladas nos locais de votação em Arapiraca. Quarenta e oito escolas da rede municipal e estadual serão utilizadas para a implantação das 405 seções eleitorais.

De acordo com o chefe do cartório da 22ª Zona Eleitoral de Arapiraca, Alberto Alencar, um verdadeiro exército é mobilizado para a preparação dos locais de votação. “Motoristas, eletricistas, técnicos em informática, funcionários do cartório eleitoral, dos correios entre outros profissionais, ficam envolvidos nesse processo de organização que antecede o dia da eleição. No domingo, só de mesários serão 1.500, trabalhando para que tudo ocorra sem maiores imprevistos” relatou Alencar.

Transportes

Os veículos credenciados pela justiça eleitoral para realizar o transporte de eleitoral, ficaram concentrados no parque Ceci Cunha, no mesmo local onde os caminhões que fazem frete durante a semana ficam estacionados.

Os ônibus e vans da rede pública municipal, estadual e os veículos indicados pelas coligações estão devidamente adesivados e autorizados pela justiça eleitoral para realizar o transporte de passageiros. Qualquer outro veículo que estiver transportando eleitores indicados por candidatos, incide no crime eleitoral. O veículo será apreendido e o motorista conduzido à delegacia. 

Número de eleitores

O chefe do cartório informou também, que o número de eleitores votantes em Arapiraca, aumentou de 118 mil para 128 mil eleitores , em relação ao último pleito eleitoral. Esse aumento foi constatado após o recadastramento obrigatório em 2012. “O número de eleitor aumentou e o número de candidatos que será votado nas eleições 2014 também, serão cinco votos. Portanto o eleitor deve ficar atento, levando os números anotados para que não haja demora nas cabines eleitorais.

Quando o eleitor passa mais de dois minutos tentando concluir o voto, a cabine eleitoral emite um som de alerta. O mesário é orientado a perguntar ao eleitor se está havendo alguma dificuldade, caso a demora persista, o voto é suspenso. “Se o eleitor tiver concluído apenas dois votos, os demais votos serão perdidos e a urna vai concluir a votação como parcial. Mas se o eleitor não conseguir digitar todos os números dos candidatos, o sistema acusa ausência de votação e o mesário é orientado a não entregar o comprovante de votação”, informou o chefe da 22ª zona eleitoral.

Duplicidade de votos

No último pleito eleitoral alguns eleitores denunciaram a duplicidade de votos, ou seja, quando se dirigia a urna para votar, o sistema acusava que a votação já havia sido concluída. O técnico do cartório eleitoral, explicou que esse registro acontece quando dois ou mais eleitores tem o mesmo nome ou nomes muito parecidos e o mesário digita o número do título trocado.

“Esse ano os mesários foram treinados a anotarem o número do título do eleitor pelo documento oficial e não pelo caderno de votação, evitando assim a incidência desse tipo de erro. Qualquer irregularidade no sistema na hora de votação deve ser comunicado ao mesário que registrará a ocorrência ao juiz eleitoral responsável por aquela zona eleitoral" concluiu Alberto Alencar.