Em Arapiraca, duzentas e quarenta urnas serão instaladas neste sábado
A partir das 7h da manhã deste sábado (04), funcionários dos correios acompanhados dos técnicos do Cartório Eleitoral de Arapiraca, vão realizar o transporte das duzentas e quarenta e sete urnas eletrônicas que serão instaladas nos locais de votação em Arapiraca. Quarenta e oito escolas da rede municipal e estadual serão utilizadas para a implantação das 405 seções eleitorais.
De acordo com o chefe do cartório da 22ª Zona Eleitoral de Arapiraca, Alberto Alencar, um verdadeiro exército é mobilizado para a preparação dos locais de votação. “Motoristas, eletricistas, técnicos em informática, funcionários do cartório eleitoral, dos correios entre outros profissionais, ficam envolvidos nesse processo de organização que antecede o dia da eleição. No domingo, só de mesários serão 1.500, trabalhando para que tudo ocorra sem maiores imprevistos” relatou Alencar.
Transportes
Os veículos credenciados pela justiça eleitoral para realizar o transporte de eleitoral, ficaram concentrados no parque Ceci Cunha, no mesmo local onde os caminhões que fazem frete durante a semana ficam estacionados.
Os ônibus e vans da rede pública municipal, estadual e os veículos indicados pelas coligações estão devidamente adesivados e autorizados pela justiça eleitoral para realizar o transporte de passageiros. Qualquer outro veículo que estiver transportando eleitores indicados por candidatos, incide no crime eleitoral. O veículo será apreendido e o motorista conduzido à delegacia.
Número de eleitores
O chefe do cartório informou também, que o número de eleitores votantes em Arapiraca, aumentou de 118 mil para 128 mil eleitores , em relação ao último pleito eleitoral. Esse aumento foi constatado após o recadastramento obrigatório em 2012. “O número de eleitor aumentou e o número de candidatos que será votado nas eleições 2014 também, serão cinco votos. Portanto o eleitor deve ficar atento, levando os números anotados para que não haja demora nas cabines eleitorais.
Quando o eleitor passa mais de dois minutos tentando concluir o voto, a cabine eleitoral emite um som de alerta. O mesário é orientado a perguntar ao eleitor se está havendo alguma dificuldade, caso a demora persista, o voto é suspenso. “Se o eleitor tiver concluído apenas dois votos, os demais votos serão perdidos e a urna vai concluir a votação como parcial. Mas se o eleitor não conseguir digitar todos os números dos candidatos, o sistema acusa ausência de votação e o mesário é orientado a não entregar o comprovante de votação”, informou o chefe da 22ª zona eleitoral.
Duplicidade de votos
No último pleito eleitoral alguns eleitores denunciaram a duplicidade de votos, ou seja, quando se dirigia a urna para votar, o sistema acusava que a votação já havia sido concluída. O técnico do cartório eleitoral, explicou que esse registro acontece quando dois ou mais eleitores tem o mesmo nome ou nomes muito parecidos e o mesário digita o número do título trocado.
“Esse ano os mesários foram treinados a anotarem o número do título do eleitor pelo documento oficial e não pelo caderno de votação, evitando assim a incidência desse tipo de erro. Qualquer irregularidade no sistema na hora de votação deve ser comunicado ao mesário que registrará a ocorrência ao juiz eleitoral responsável por aquela zona eleitoral" concluiu Alberto Alencar.
Últimas notícias
Polícia encontra três ossadas humanas durante operação de busca na Feitosa, em Maceió
HGE realiza em sequência duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas
Inmet emite alerta para o RS de ventos de até 100 km/h e tempestade
Moraes pede aos Estados Unidos extradição de Ramagem
Sessão solene homenageia legado do juiz John Silas com entrega de comenda à família
Hemoal promove coleta externa de sangue em União dos Palmares nesta terça-feira (16)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
