Premiada, estudante busca recursos para participar de feira no México

Com apenas 15 anos de idade, a estudante arapiraquense Lysia Layne da Silva Santos conseguiu ser a primeira colocada na Exposição de Ciência e Tecnologia da MISELT Brasil, ocorrida em Fortaleza, em maio deste ano. Com o reconhecimento pela invenção de um gel para cabelos a partir da linhaça, ela foi convidada a participar da Expociências, no México, que terá início no dia 16 de novembro. A felicidade, entretanto, virou frustração. Até o momento, ela ainda não tem dinheiro para comprar as passagens para a viagem.
Lisya reside no sítio Laranjal, na zona rural de Arapiraca, está no 9º ano do ensino fundamental, na Escola Estadual Izaura Antônia Barbosa. Como a família não pode pagar para ela participar da feira, ela solicitou ajuda financeira a um deputado e ainda a um hospital particular da cidade. Ambos afirmaram que ajudariam, mas até o momento, o dinheiro não foi entregue.
Pelas redes sociais, amigos e parentes se mobilizam para tentar conseguir cerca de R$ 7 mil – valor suficiente para pagar as passagens de ida e volta. “Essa viagem seria com quase tudo pago, a única despesa não inclusa seriam as passagens”, escreveu a irmã da jovem pesquisadora, Laysa Santos, em um longo post no Facebook no qual explica toda a via crúcis de Lisya. A postagem já teve 91 compartilhamentos.
“Eu estava com esperanças (de ir), mas agora não tenho mais”, desabafou Lisya. Ela relata que procurou ajuda na Fundação de Apoio à Pesquisa em Alagoas (Fapeal), mas não foi atendida. A presidente do órgão, professora Janesmar Cavalcanti, esclareceu que a fundação assiste a pesquisadores vinculados somente às universidades e, além disso, este ano, não houve disponibilização de recursos para viagens ao exterior.
Lisya ainda não entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação. “Não recebi orientação para isso”, afirmou.
Em e-mail enviado ao Portal 7 Segundos, Alanderson, um amigo de Lisya também fez um apelo à sociedade. “Só precisamos do dinheiro pra que ela vá representar o município, o Estado e o Brasil. É um orgulho (Lisya) e um exemplo pra nossa localidade e está correndo o risco de tudo ir por água a baixo”, escreveu o rapaz.
Por ser menor de idade, Lisya precisa de acompanhante na viagem. É provável que ela seja acompanhada pela professora Nadja Souza, que a orientou na pesquisa que levou à descoberta do gel. Nadja está no Rio Grande do Sul, participando de evento científico e, por isso, a reportagem não conseguiu contato com ela.
Quem tiver interesse em ajudar, pode entrar em contato pelo telefone: 82 9980-6455.
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
