Alagoas

Programa Cidadania e Justiça na Escola é renovado por mais dois anos

Por 7 Segundos com assessoria 25/11/2014 09h09
Programa Cidadania e Justiça na Escola é renovado por mais dois anos
- Foto: Assessoria

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador José Carlos Malta Marques, assinou, nesta segunda-feira (24), convênio para renovação do programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), que leva palestras e atividades educativas a instituições de ensino da rede municipal de Maceió. O programa foi renovado por mais dois anos e contemplará, a princípio, cinco escolas em 2015.

De acordo com o desembargador José Carlos Malta, o PCJE é importante porque aproxima Poder Judiciário e sociedade. “A iniciativa está inserida no nosso plano de gestão e o objetivo é viabilizar providências e condições para dinamizar o programa e fazer com que ele caminhe melhor”, afirmou.

 A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, participou da renovação do convênio e destacou que o Cidadania e Justiça na Escola vem contribuindo, cada vez mais, com a formação dos alunos. “Esse projeto visa educar a criança para ser cidadã. Ela desde cedo começa a entender sobre legislação, cidadania e como se portar no ambiente familiar. É uma contribuição muito grande”, ressaltou.

 O PCJE é uma iniciativa do Tribunal de Justiça, desenvolvida pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). Segundo a coordenadora do programa, desembargadora Nelma Torres Padilha, as palestras que são levadas às instituições de ensino tratam de assuntos relevantes, como violência doméstica, bullying, abuso sexual, entre outros.

“As próprias escolas pedem que esses temas sejam discutidos com os alunos. Para isso procuramos levar juízes, promotores e psicólogos para debater essas questões. É um projeto muito bonito, muito humano”, destacou.

Escolas Estaduais

Em outubro deste ano, o presidente do TJ/AL assinou parceria com a Secretaria de Estado da Educação objetivando estender o programa para as escolas estaduais. A intenção é fazer com que estudantes do Ensino Médio também assistam a palestras e filmes e participem de concursos culturais e de outras atividades focadas na promoção da cidadania e da Justiça.