Capital

Governo entrega Cartões do Idoso e garante gratuidade em ônibus

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 02/12/2014 11h11
Governo entrega Cartões do Idoso e garante gratuidade em ônibus
Teotônio Vilela Filho - Foto: Neno Canuto

O Governo do Estado entregou oficialmente, na tarde dessa segunda-feira (1º), os primeiros Cartões do Idoso emitidos pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). O benefício da gratuidade nas passagens de ônibus intermunicipais para pessoas acima de 60 anos e que recebam até dois salários mínimos já havia sido regulamentado em junho deste ano, por meio de Decreto assinado pelo governador Teotonio Vilela Filho, o que garantiu o direito contido no Estatuto do Idoso.

Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento e Assistência Social, Bergson Brito Leite, 1.400 cartões já estão prontos para serem entregues às secretarias municipais e mais de 2.400 idosos de 47 municípios foram inscritos no programa. A partir desta semana, todos os demais cartões serão entregues, sistematicamente a cada quinzena.

Manuel Guilherme da Silva tem 109 anos e é o homem mais idoso do estado atendido pelo benefício e recebeu o Cartão do Idoso das mãos do governador nessa segunda-feira. Ele, que foi agricultor, está viúvo, mora sozinho em São Miguel dos Campos e tem cinco filhos que vivem em outras cidades. Manuel já cavou trincheiras, trabalhou com gado, plantou cana, dedicou toda a vida ao trabalho. Depois de alguns anos sem ver os filhos e sem condições de pagar as passagens, por muitas vezes foi impedido de entrar nos ônibus e gozar do direito de se locomover gratuitamente. Agora, com o Cartão Cidadão, ele faz planos para visitar seus parentes de maneira independente, barata e com a garantia de que a lei está do seu lado. 

"Quando eu entrar no ônibus, antes do motorista pedir qualquer documento, eu já vou estar com a carteira na mão para apresentar a ele. Agora vou mostrar para os motoristas de ônibus que eu tenho o governo para agir por mim. Vou visitar minhas filhas, meus netos e até meus tataranetos", disse Mané Pequeno, como é mais conhecido.

Dona Enedina Felix, de 93 anos, representou todas as idosas de Maceió ao receber o Cartão Cidadão. Após um mês da realização do cadastro, ela e sua filha Graça Felix, 60 anos, receberam seus cartões. As duas acreditam que o documento trará uma economia significativa nas despesas pessoais e irá proporcionar tranquilidade quando planejarem uma viagem.

"Esse cartão vai fazer a gente economizar bastante e vai ajudar muito nas contas. Nossa aposentadoria é muito pequena, aí a gente tem que aproveitar as vantagens que a idade dá. Com esse cartão, vamos poder viajar para Santana do Ipanema, Paulo Afonso, vamos conhecer vários lugares e visitar muita gente", disse Graça Felix.

O governador Teotonio Vilela Filho disse que sentia honrado e orgulhoso por fazer parte da concretização de um direito de cidadãos que merecem prioridade, respeito e deferência. Vilela ainda destacou o trabalho do governo no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o idoso durante toda sua gestão.

“É uma honra iniciar o programa do Cartão Cidadão entregando os primeiros cartões a pessoas com tanta vitalidade e que tanto tem a nos ensinar. Nosso governo tem procurado, sempre que possível, fortalecer e prestigiar os idosos. Uma vida longa é sinal de experiência, que precisa ser utilizada pela sociedade para ensinar os mais jovens”, destacou o governador.

Para ter direito à gratuidade da passagem nos ônibus intermunicipais, é preciso ter mais de 60 anos e renda de até dois salários mínimos. O idoso não precisa se deslocar de sua cidade para fazer a requisição inicial. Basta preencher o cadastro no site da Seades e o sistema emite uma via provisória para que o usuário possa usufruir de seu direito, enquanto a carteira permanente é emitida.