Clamídia: DST é responsável por cerca de 25% dos casos de infertilidade
Clamídia (Chlamydia Trachomatis) é uma bactéria transmitida através de relações sexuais que afeta homens e mulheres. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), A Clamídia sozinha é responsável por aproximadamente 25% dos casos de infertilidade, sendo 15% nas mulheres e 10% nos homens. Se incluída outra DST (doença sexualmente transmissível), a gonorreia, a porcentagem de mulheres inférteis por conta dessas doenças chega a 25%. Ambas DSTs provocam infecções que, quando não são tratadas, desenvolvem doença inflamatória pélvica (DIP), condição que pode levar à infertilidade.
“Não é a Clamídia diretamente, mas a infecção pélvica que pode ter como consequência alterações tubárias, o que provoca a dificuldade de engravidar, por isso se detectada e tratada a tempo não afetará a fertilidade” adverte Dra. Isa Rocha, ginecologista do IVI Salvador. Um grande problema tem sido realizar o diagnóstico precoce, já que em 75% dos casos essa DST não apresenta sintomas, portanto se não forem por revisões periódicas, o tratamento pode demorar para acontecer ou simplesmente não ser feito até um ponto crítico. Se não for tratada, a infecção pode provocar danos nas trompas como obstrução ou dilatação, que impedirão a passagem do óvulo e sua fecundação.
Mesmo quando a Clamídia não tenha afetado a capacidade de engravidar, pode continuar sendo um risco para a mãe e o feto durante a gravidez. Segundo publicado pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), existe um aumento de evidências que relacionam a infecção por Clamídia Trachomatis com o aumento da incidência de problemas gestacionais tais como: abortamento, infecção intra-uterina, natimorto, prematuridade, ruptura prematura de membranas e endometrite pós-parto.
O tratamento contra a Clamídia é simples e realizado com antibióticos. Porém, os danos que a doença pode chegar a causar pela ausência de tratamento, podem ser mais difíceis de serem solucionados e algumas vezes irreversíveis. Dado o caráter assintomático dessa DST, é recomendável estar em dia com as revisões ginecológicas e confirmar que o parceiro também esteja livre da doença.
Últimas notícias

Idoso diabético com histórico de amputações necessita de doações de sangue urgente

Humanização e direitos das pessoas com autismo são discutidos durante evento em São Sebastião

Socioeducando foge da Unidade de Internação de Menores, em Pilar

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido no bairro Cidade Universitária

Prefeitura de Penedo usa audiovisual e teatro para conscientizar estudantes sobre o sarampo

Prefeitura de Penedo investe na qualificação do funcionalismo com cursos no Laboratório Oxe Tech
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
