Dia de Combate à Hipertensão Arterial tem ações de saúde no bairro do Vergel

No dia de Combate à Hipertensão Arterial – lembrado em todo o mundo neste dia 17 de maio – a Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com estudantes de Enfermagem da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) e o Ministério Público de Alagoas (MPE/AL), promoveu ações educativas e de saúde na Praça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro do Vergel do Lago.
No local, a população pôde verificar a pressão arterial, fazer testes de glicemia, receber material educativo, além de orientações com palestras para hipertensos e diabéticos. A atividade contou com a parceria do Ministério Público Comunitário, que há três anos trabalha mediando conflitos no bairro.
A alimentação saudável também foi tema abordado na palestra. Os alunos da Uncisal orientaram os participantes sobre o consumo de frutas, verduras, utilização de pouco sal no preparo das refeições e atenção com os produtos industrializados.
A representante da gerência do Núcleo de Atenção à Saúde de Grupos Específicos da Saúde, Pamela Nascimento, falou da importância da data. “O índice de hipertensos que não são acompanhados ainda é alto. E isso pode agravar para doenças mais sérias, como a diabetes. Dias de interatividade, onde temos a oportunidade de conversar com a população e orientá-la, é de extrema necessidade”, destacou.
A autônoma Maria Cristina Teixeira, de 50 anos, aproveitou a ação para medir a pressão arterial. “Apesar da idade, não desenvolvi hipertensão ou diabetes, mas sempre procuro me prevenir e participar desses momentos. Faço exercícios físicos e sou envolvida com as atividades do meu bairro, o que contribui para a melhoria da minha saúde”, afirmou.
Zumba
A importância da prática de atividades físicas também foi conhecida. Após a palestra e as medições, que envolveram enfermeiros, docentes, estudantes, assistentes sociais e educadores físicos, houve o momento de colocar o corpo em movimento. E o ritmo escolhido foi a Zumba, inspirada na dança latina, que combina passos simples e exercita todo o corpo.
Últimas notícias

Prefeitura de São Miguel dos Milagres realiza evento em comemoração ao aniversário de 65 anos da cidade

Após crise, Fabio Costa visita maternidade e defende que unidade deve continuar aberta

Rafael Brito se posiciona contra proposta que diminui os recursos da Educação no Brasil

Acidente de trânsito é registrado no bairro Guaribas, em Arapiraca

Acidente gravíssimo deixa uma pessoa morta na BR-316 no município de Cacimbinhas

Feirão Alto Show de Veículos conta com mais de 55 carros em ofertas especiais no Shopping Pátio Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
