[Vídeo] PM envia tropa para retirar famílias de terreno em frente ao campus da ufal
Na manhã desta terça-feira (18) dezessete famílias de trabalhadores sem terra terão que desocupar uma área de terra localizada as margens da rodovia AL 115, em frente ao campus da Ufal, em Arapiraca. A emissão de posse de terra foi concedida pelo juiz Fernando Antônio Falcão da 19ª Vara Regional do Trabalho.
Segundo as primeiras informações levantadas no local as famílias ocuparam a área de terra que pertencia ao estado de Alagoas, há mais de 14 anos. No local já funcionou um Centro de Pesquisa Agropecuário que depois de desativado foi ocupado por dezenas de famílias dos trabalhadores do Movimento Sem Terra. Ao longo desses anos muitos trabalhadores deixaram o local, restando apenas essas 17 famílias. A maioria mulheres e crianças.
O clima no local é de tensão um aparato policial reforçado com várias viaturas e inclusive a cavalaria, estão a postos para cumprir a decisão judicial. Quando a Polícia Militar chegou ao local encontrou o portão da propriedade rural fechado com uma corrente. Os militares utilizaram um alicate para quebrar a corrente e ter acesso ao interior do terreno.
O ex-vereador e sindicalista João dos Santos, está no local tentando intermediar uma solução para que as famílias não sejam retiradas do local sem ter nenhum lugar para ficar. De acordo com sindicalista, a área ocupada pelas famílias é cerca de vinte tarefas de terra, na qual, foi plantada a lavoura de milho e feijão. Além da lavoura as famílias mantem uma produção de sessenta ovelhas.
“Para onde esses animais serão remanejados? E os trabalhadores vão perder a lavoura que plantaram? Algum órgão ligado a agricultura estadual deve se posicionar e ajudar os trabalhadores”, afirmou João dos Santos.
Causa trabalhista
Segundos informações não oficiais, o governo de Alagoas teria perdido a área de terra em uma causa trabalhista. O terreno teria sido posto em leilão e uma incorporadora que atua na região arrematou a propriedade rural.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
