Renan Filho e ministro da Justiça inauguram ampliação de presídio feminino
O governador Renan Filho e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, fazem a entrega nesta quinta-feira (20), às 15h30, da ampliação do Presídio Feminino Santa Luzia, que irá acrescentar 210 vagas à unidade prisional. Participam da solenidade ainda a secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, e o secretário de Estado de Defesa Social, Alfredo Gaspar de Mendonça.
A ampliação, coordenada pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), representa mais um passo no processo de modernização e aumento do número de vagas do sistema prisional alagoano. A construção foi financiada com recursos exclusivos do Governo do Estado e contou com a participação de mão de obra carcerária.
Apesar da ordem de serviço que autorizou o início da ampliação ter sido assinada em agosto do ano passado, a obra teve início apenas em 2015 e foi concluída em cinco meses. A obra é composta por dois módulos com 13 celas, com capacidade para comportar até oito reeducandas em cada uma.
Além disso, há duas celas para portadores de deficiência. A unidade também conta com parlatório, módulo de saúde, educação, administração, berçário, refeitório e celas para visitas íntimas.
O método escolhido para a construção foi o Sistema Construtivo Penitenciário (Siscopen) – celas pré-fabricadas construídas com materiais quatro vezes mais resistentes que os utilizados nas edificações convencionais.
De acordo com o engenheiro da Superintendência de Administração Penitenciária (SAP), Marconi Araújo, entre as principais vantagens do método construtivo estão a economia e a praticidade operacional.
“Além de ter um prazo de entrega mais rápido, o Siscopen proporciona uma melhor segurança da unidade pela estrutura mais resistente das celas pré-moldadas”, explicou Marconi Araújo.
As unidades também possuem isolamento térmico, diminuindo o consumo de energia elétrica.
As áreas de vivência, de trabalho e de controle do sistema foram projetadas para viabilizar as atividades do cotidiano, facilitando a logística do complexo.
Últimas notícias
Jaraguá recebe nesta sexta-feira (19) o evento Educar é Massa, promovido pela Prefeitura
Charles Pacheco sanciona leis que garantem reajuste salarial aos servidores municipais de São Sebastião
Leonardo Dias critica aumento do ICMS durante sessão na Câmara de Maceió
De volta à Brasília, Heloísa Helena dispara contra Lula e Bolsonaro em primeiro discurso
Prefeitura de Maceió abre inscrições para atuação de ambulantes no Réveillon 2026
Procon Maceió divulga pesquisa de preços dos itens da ceia natalina
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
