Alagoas

Trend House 2015 é encerrada com desfiles dos novos estilistas alagoanos

Por Redação com Essenz Comunicação 27/09/2015 12h12
Trend House 2015 é encerrada com desfiles dos novos estilistas alagoanos
- Foto: Hugo Taques

A nona edição da Semana de Moda Alagoas Trend House foi encerrada com desfiles dos jovens talentos alagoanos, vencedores do Prêmio NEO (Novos Estilistas e Oportunidades). Os estudantes de Produção de Moda da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) exibiram um show de conceito e inovação na passarela montada no Maceió Shopping, nesta sexta-feira (25), afirmando o potencial criativo da nova safra de estilistas.

A tarde de apresentações teve início com o desfile da ONG Liga Solidária, dirigida pela jornalista Bárbara Santiago, que visa a integração social de adolescentes e jovens por meio de ações educacionais, esportes e capacitação profissional. A ONG é expert na customização e na passarela da Trend apresentou produções com materiais recicláveis em looks e acessórios. Em seguida começaram os desfiles dos jovens talentos, um verdadeiro show de ideias.

As apresentações tiveram início com Juliana Rosa e os looks da sua marca Petalaju na nova coleção “Tons e trama”, que teve como inspiração as belezas naturais do Litoral Sul de Alagoas. Trazendo técnicas como o macramê feito de nós e amarrações e muitas franjas, a coleção chegou com peças midi e longas, que se ajustam ao corpo valorizando a silhueta. Utilizando o gráfico de cores do litoral. Além de estampas exclusivas feitas através de processos de tingimento, utilizando a técnica deepdye.

Em seguida foi a vez de Rodrigo Sousa, que já tem uma longa história na moda e ressaltou sua emoção de ter sido selecionado. Após tantos anos produzindo para outras marcas, chegou a vez de expor sua primeira linha autoral, intitulada “Uma viagem ao passado”, onde revisitou suas memórias no ateliê da avó durante a infância. O sonho de transformar desenhos em peças físicas explorou a alfaiataria, formas geométricas e recortes estratégicos. Os tecidos escolhidos foram gabardine, seda e crepe que passeiam pela cartela de cores branco, azul, laranja, vermelho, preto e mostarda.

Rildo Nonato também coordenou pela primeira vez sua própria coleção. Com o título “Tudo de Novo”, a linha summer traz como princípio norteador as referências dos trabalhos que ele já realizou anteriormente no segmento de moda. A coleção surgiu com estampas coloridas, fundo em tons pasteis, inspiradas na Catedral Metropolitana da Maceió, as peças unidas ao crochê tornam-se únicas. O final do desfile se deu com um casal de noivos extremamente contemporâneos.

Dona Zicota é a marca da Josse Leah, que apresentou a coleção “Mil Mulheres”, desenvolvida através de uma pesquisa sobre uma mulher guerreira e visionária, a estilista alagoana Vera Arruda. A coleção mostrou o casamento regional entre a chita e o crochê resultando em requinte simples para uma mulher cheia de alegria, frescor e jovialidade, que encheu a passarela de cores. O look de abertura também teve um perfume da Frida Kahlo e encantou o público.

A única coleção totalmente masculina foi assinada por Fernando Marinheiro, intitulada a linha "Bixo ômi", na qual as cores e estampas vieram com a intenção de trazer a alegria da cultura nordestina para o descolado life style dos skatistas. Marinheiro trouxe uma modelagem ampla e pensada na mobilidade da prática esportiva, utilizando zíperes para mais funcionalidade. Uma breve homenagem a Alagoas pôde ser vista nas estampas de cores azul e vermelho. O tecido de algodão cru vem como uma referência estética a simplicidade da caatinga.

Elton Silva se confidencia como um apaixonado por moda e desde muito cedo decidiu que queria ser estilista, para criar peças que pudessem deixar mulheres e homens ainda mais bonitos. Criador da marca Macharlot, ele apresentou uma coleção com muitos shapes sessentinha e uma verdadeira explosão de cores. A coleção é baseada nos anos 60 e as peças vieram para passarela com uma cara contemporânea, traduzindo uma mulher cosmopolita. O estilista misturou estamparias, couro e bordados com efeito 3D em forma de flores de tamanhos diferentes.

E o grande final foi ao som de um violoncelo tocado ao vivo durante o desfile da coleção minimalista assinada por Lucas Oliveira, que buscou referências nas obras do arquiteto Oscar Niemeyer.

Com uma coleção clean batiza de “Um olhar para Niemeyer”, o estudante trouxe tecidos de brilho discreto e precisão na modelagem, onde os recortes das peças ganharam os detalhes das construções de Niemeyer. Na coleção de Lucas, a poesia que foi escrita com concreto é lida nos tecidos.

O Prêmio NEO (Novos estilistas e Oportunidades) foi lançado em 2015 pela organização da Semana de Moda, buscando a revelação e valorização dos novos talentos alagoanos. Com criatividade, inovação e muito conteúdo de moda, o espaço criado coroou o encerramento da nona edição da Semana de Moda Alagoas Trend House.