MPE fiscalizará eleição unificada para conselheiros tutelares

Pela primeira vez na história o Brasil vai ter uma data unificada para a eleição dos Conselhos Tutelares existentes em todos os estados da Federação. Neste domingo (04), apesar do voto ser facultativo, os eleitores vão escolher cerca de 30 mil novos conselheiros no País. Em Alagoas, as centenas de candidatos vão disputar uma das 575 vagas disponíveis. E para fiscalizar o pleito, o Ministério Público Estadual (MPE/AL) estará de plantão em todas as promotorias de Justiça. O objetivo é garantir a lisura do processo de escolha dos futuros conselheiros.
Em Maceió, cinco promotores de Justiça serão responsáveis pela fiscalização da eleição e vão visitar os 37 locais de votação durante o próximo dia 03. Sob a coordenação de Luiz Medeiros estarão José Carlos Castro, Micheline Tenório, Jamyl Gonçalves, Alessandra Beurlen e Cíntia Calumby.
“Estaremos vigilantes para evitar que quaisquer irregularidades aconteçam. Sabemos que a eleição para conselheiros tutelares tem bastante envolvimento de vereadores e a gente quer impedir essa ingerência política. O pleito tem que ser limpo e jamais pode beneficiar candidato A ou B. É importante ressaltar que as pessoas eleitas vão trabalhar na aplicação das medidas de proteção e na garantia dos direitos da criança e do adolescente”, destacou Luiz Medeiros.
O interior também estará sendo acompanhado pelo MPE/AL. Os promotores naturais de cada promotoria vão estar nas suas cidades para fazer o trabalho fiscalizatório.
Maceió e interior
A capital alagoana terá 37 locais de votação e os eleitores vão escolher os 50 novos conselheiros que trabalharão nos 10 conselhos tutelares de Maceió. 116 candidatos disputam a função.
Já no interior a concorrência será para os outros 525 cargos dos demais 105 conselhos tutelares. O processo de escolha dos novos conselheiros vai acontecer das 08h às 17h em todo o Estado.
“Vale a pena lembrarmos que o eleitor tem que levar o título ou qualquer outro documentação oficial de identificação com foto e que ele só poderá votar na região administrativa onde mora”, alertou o promotor Luizs Medeiros.
Últimas notícias

Quatro assaltantes armados são presos por roubo na BR-424, em Rio Largo

Promotora entra com recurso de apelação para aumentar pena de homem que matou ex em Murici

Estudantes brigam dentro de sala de aula em escola estadual em Porto Calvo

'Brasil tem capacidade logística para ampliar exportações', afirma Renan Filho, no Japão

Carlos Cavalcanti assume presidência do Tribunal de Justiça de AL a partir desta quarta (26)

Julgamento de motorista embriagado que causou morte em Pilar ocorre nesta quarta (26)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
