Procon/AL flagra irregularidades em bancos de Maceió
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) iniciou, nessa quinta-feira (8), uma série de fiscalizações nas agências bancárias espalhadas pela capital alagoana, em detrimento da greve instalada na última semana.
Os fiscais averiguam se os bancos estão ofertando aos consumidores meios alternativos para que possam efetuar pagamentos, realizar depósitos, assim como funcionários disponíveis para o auxilio de pessoas idosas ou que tenham dificuldades.
Mesmo com a paralisação, os terminais de autoatendimento continuam funcionando normalmente, ou ao menos deveriam. Nas agências vistoriadas do Banco Itaú, Bradesco e HSBC, foram encontrados envelopes disponíveis para depósito e todas as demais funções estavam operantes nos terminais.
Os fiscais observaram que nas agências dos Bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal, no entanto, os envelopes não estão sendo concedidos e mesmo que o consumidor possua um em mãos, não é possível realizar transações ou quaisquer serviços, visto que o terminal não está executando os procedimentos e não há funcionários disponíveis para recolher os envelopes depositados.
De acordo com Roberto Dias, fiscal do Procon/AL, as agências estão oferecendo uma má prestação de serviço, agindo de modo irregular, prejudicando assim o consumidor.
“De acordo com o Art. 14, Parágrafo 1º, inciso I do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a empresa deve oferecer outros meios para que os pagamentos e depósitos sejam realizados, mesmo havendo paralisação”, explica Roberto Dias.
Os fiscais também estão observando se os bancos continuam designando funcionários para o auxílio de pessoas idosas ou que possuam alguma dificuldade.
“É necessário que exista esse auxílio, pois nem todos os consumidores sabem como proceder diante dos terminais. O serviço pode estar funcionando, mas de nada adianta se o consumidor não souber como utilizá-lo”, finalizou Dias.
As agências bancárias que estão em descumprimento com o CDC serão autuadas, a multa pode variar entre 600 e 6 milhões de reais.
Últimas notícias
CESMAC do Sertão consolida protagonismo regional com curso de Enfermagem pioneiro no interior de Alagoas
Guarda-vidas salvam criança arrastada por corrente de retorno em Jacarecica
Comunidade Xukuru-Kariri participa de ação de proximidade da Segurança Pública
[Vídeo] Câmeras registram tombamento de caminhão de lixo na Ponta Verde
Polícia Militar apreende 5kg de drogas e descobre plantação de maconha em Maceió
Seplag e Polícia Científica divulgam diretrizes para posse de aprovados em concurso público
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
