Estado debate com movimentos sociais uso da água do Canal do Sertão

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, reuniu na manhã desta terça-feira (13) representantes de movimentos sociais, assentamentos, instituições e entidades, para discutir o planejamento conjunto do governo para utilizar as águas do Canal do Sertão.
Alexandre abriu o debate informando o interesse da Semarh em manter um canal de comunicação aberto com a sociedade com o propósito de acolher sugestões encaminhadas com benefícios sociais e econômicos às famílias residentes nos municípios por onde o Canal do Sertão opera.
“Precisamos de ações efetivas para o uso das águas do Canal do Sertão. E, justamente por isso, nos reunimos com representantes dos movimentos sociais, municípios e instituições para que este plano de atuação tenha participação de todos. O governador Renan Filho é entusiasta da maior obra hídrica do estado e seu impacto econômico e social precisa alcançar as famílias”, explicou o secretário.
O secretário-adjunto de Infraestrutura, Alzir Lima, também deu as suas impressões sobre a iniciativa do secretário Alexandre Ayres e destacou o incentivo à agricultura familiar. “O estado espera que sejam apresentadas as demandas em relação à infraestrutura e agricultura para proporcionar à cadeia produtiva maiores investimentos”, acrescentou o secretário-adjunto.
O representante da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seagri), Sílvio Bulhões, reforçou que o governo não tem poupado esforços com o intuito de assegurar mais recursos para a continuidade das obras do Canal do Sertão, que está prestes a entregar o trecho 3.
O prefeito Gualberto Pereira, de Olho d´Água do Casado, que representou a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) falou sobre as dificuldades de irrigação na região sertaneja e lembrou que está de posse de uma série de reivindicações municipalistas.
Durante a primeira reunião desta terça-feira, o Movimento Sem Terra (MPT) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT) informaram a seus representantes que devem aguardar a próxima discussão para mostrar ao governo estadual as suas pautas. Estiveram presentes ainda a Desenvolve Agência de Fomento, o Sebrae-AL, Instituto de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Alagoas (Ideral), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Instituto Terra Viva e Zumbi dos Palmares. O próximo encontro ocorrerá no dia 27 de outubro e cada instituição ou movimento deverá expor as suas principais demandas.
Últimas notícias
![[Video] Câmeras de segurança flagram momento em que corpo surge no mar da Praia do Sobral](https://img.7segundos.com.br/iCsckERFUZZ3o7rH5UcxAS13CSU=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-09-15-at-104556.jpeg)
[Video] Câmeras de segurança flagram momento em que corpo surge no mar da Praia do Sobral

Careca do INSS encara Alfredo Gaspar na CPMI nesta segunda-feira

Mulher cai de ponte com 15 metros de altura e é resgatada inconsciente, em Arapiraca

Filha de ministro do STF é xingada e leva cusparada em universidade

Empresário de 31 anos morre em acidente após salto de paraquedas no RJ

Com anistia à tona, Congresso trava em propostas econômicas do governo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
