Estado debate com movimentos sociais uso da água do Canal do Sertão
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, reuniu na manhã desta terça-feira (13) representantes de movimentos sociais, assentamentos, instituições e entidades, para discutir o planejamento conjunto do governo para utilizar as águas do Canal do Sertão.
Alexandre abriu o debate informando o interesse da Semarh em manter um canal de comunicação aberto com a sociedade com o propósito de acolher sugestões encaminhadas com benefícios sociais e econômicos às famílias residentes nos municípios por onde o Canal do Sertão opera.
“Precisamos de ações efetivas para o uso das águas do Canal do Sertão. E, justamente por isso, nos reunimos com representantes dos movimentos sociais, municípios e instituições para que este plano de atuação tenha participação de todos. O governador Renan Filho é entusiasta da maior obra hídrica do estado e seu impacto econômico e social precisa alcançar as famílias”, explicou o secretário.
O secretário-adjunto de Infraestrutura, Alzir Lima, também deu as suas impressões sobre a iniciativa do secretário Alexandre Ayres e destacou o incentivo à agricultura familiar. “O estado espera que sejam apresentadas as demandas em relação à infraestrutura e agricultura para proporcionar à cadeia produtiva maiores investimentos”, acrescentou o secretário-adjunto.
O representante da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seagri), Sílvio Bulhões, reforçou que o governo não tem poupado esforços com o intuito de assegurar mais recursos para a continuidade das obras do Canal do Sertão, que está prestes a entregar o trecho 3.
O prefeito Gualberto Pereira, de Olho d´Água do Casado, que representou a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) falou sobre as dificuldades de irrigação na região sertaneja e lembrou que está de posse de uma série de reivindicações municipalistas.
Durante a primeira reunião desta terça-feira, o Movimento Sem Terra (MPT) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT) informaram a seus representantes que devem aguardar a próxima discussão para mostrar ao governo estadual as suas pautas. Estiveram presentes ainda a Desenvolve Agência de Fomento, o Sebrae-AL, Instituto de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Alagoas (Ideral), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Instituto Terra Viva e Zumbi dos Palmares. O próximo encontro ocorrerá no dia 27 de outubro e cada instituição ou movimento deverá expor as suas principais demandas.
Últimas notícias
Inmet emite três alertas de baixa umidade para diversos municípios de Alagoas
Foragido da Justiça de Sergipe por sequestro e cárcere é preso em Maceió
Mulher é presa por tráfico de drogas em ponto de vans no Centro de Arapiraca
Hemoal levará equipe itinerante para coletar sangue em Coruripe nesta quinta (5)
Prefeitura de Maceió leva iluminação azul a viadutos e à Avenida Sílvio Vianna
Justiça concede liberdade provisória a suspeito de matar mulher a facadas em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
