Interior terá apoio para fazer esgotamento sanitário
O governador Renan Filho anunciou novidades para o esgotamento sanitário no interior do Estado. Uma delas é a possibilidade de empresas assumirem o esgotamento dos municípios com menos de 50 mil habitantes. O anúncio foi feito durante a assinatura da ordem de serviço do Plano de Esgotamento Sanitário, na manhã desta segunda-feira, 19, no Palácio República dos Palmares.
De acordo com o chefe do Poder Executivo, a empresa que ganhar uma área muito estratégica na capital, pode assumir uma cidade do interior, desde que o projeto do Governo do Estado continue.
“Isso pode acontecer nas cidades menores, já nas cidades maiores, com mais de 50 mil habitantes, não, porque elas já têm viabilidade”, disse Renan Filho.
Ele afirmou que o governo vai colocar toda a estrutura do Estado, que todo dia é ampliada nesse horizonte da Parceria Público-Privada, por entender que nesse cenário econômico que os municípios vivem - de crise econômica -, sem capacidade de investimento.
“Para que a gente lance as parcerias público-privadas [PPPs] em cidades como Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Rio Largo, Marechal Deodoro, entre outras, que precisam fazer seus investimentos em esgotamento sanitário e não tem recursos para isso, essa é a solução. Lá, o negócio é rentável se tocado por uma empresa, e esse pode ser o caminho a seguir”, explicou Renan Filho.
O governador acrescentou que a iniciativa privada irá construir o esgoto, por exemplo, realizando as linhas de tratamento e fazendo os canos, e o cidadão vai pagar pelo esgoto, como já se paga onde já se tem.
“Por isso, o plano de esgotamento é diferente, é novo, ele traz o capital privado quando o público já não consegue responder as necessidades, neste caso, a Casal [Companhia de Saneamento de Alagoas]”, explicou Renan Filho.
O programa pretende aumentar a cobertura do sistema de Maceió e de outros 26 municípios. O valor orçado é de R$ 1,6 bilhão. Ao todo, mais de um milhão de habitantes serão beneficiados.
Para tal realização, serão necessárias Parcerias Público Privadas (PPPs), recursos do Estado, municípios e União. Algumas obras de Parceria Público Privada já estão contratadas com ordem de serviço para os bairros do Benedito Bentes, Farol, Serraria e região, na capital, além do Litoral Norte.
Últimas notícias
Exportações de serviços batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025
Renan Filho rebate declarações do Governador de Santa Catarina: “Sua máscara já caiu”
Três pessoas ficam feridas após veículo capotar AL-101 em Maragogi
Carro pega fogo em frente à Havan, no Jardim Petropólis
Profetisa americana afirma que Deus começou a expor corrupção no Brasil
Dupla é presa após realizar arrastão no bairro Pinheiro, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
