Alagoas abre espaço na parceria entre Brasil e China

Foi inaugurada nesta sexta-feira, 23, a primeira fábrica de origem chinesa em Alagoas. A ZTT, presente em 33 países, é uma referência mundial na fabricação de fibra óptica. A unidade, localizada na cidade de Marechal Deodoro, é a primeira do grupo a ser instalada no Brasil. O governador Renan Filho participou da solenidade, que contou com a presença da consulesa-geral da China em Recife, Li Feiyue.
“A ZTT, nesse intercâmbio de chineses com brasileiros, representa o caminho que Alagoas precisa trilhar para aumentar a produtividade da nossa economia, a nossa competitividade. Outras empresas chinesas já manifestam interesse de se instalar em Alagoas e, nós precisamos enveredar por esse caminho”, ressaltou o governador.
A consulesa Li Feiyue destacou que a inauguração da ZTT em Alagoas traduz a força da parceria entre Brasil e China. “A cooperação entre os dois países tem crescido no último ano. A China é por cinco anos consecutivos o maior parceiro comercial do Brasil. No entanto, precisamos atualizar esse modelo, trazendo tecnologia. A vinda da ZTT faz parte desse processo”, avaliou a chinesa.
O presidente da ZTT no Brasil, Alexandre Prioste, esclareceu que a escolha por Alagoas se deu pela localização estratégica (região central do Nordeste, próximo ao Porto de Suape), disponibilidade de energia e de incentivos fiscais e locacionais, oferecidos pelo Governo do Estado.
Renan Filho trouxe mais detalhes sobre a importância da empresa. “A ZTT vai produzir condutores, cabos de fibra óptica, prepara Alagoas para essa parte da tecnologia. Abre as portas do Estado para o Oriente, possibilita que Alagoas receba mais investimentos da China”, disse o chefe do Executivo.
Sobre a situação econômica da China, a consulesa destacou a força motriz do país. “Nos últimos meses a oscilação da economia chinesa tem chamado a atenção de todo o mundo. A desaceleração é voluntária. Buscamos um crescimento saudável, pautado em qualidade, sustentável”, declarou Li Feiyue.
Foram investidos R$ 20 milhões na unidade de Marechal Deodoro. A pretensão dos empresários chineses é ampliar os recursos. Nesse primeiro momento, 83 funcionários integram a mão de obra.
Últimas notícias

Plano de Mobilidade realiza pesquisas nas rodovias estaduais em Arapiraca

Jovem de 19 anos é preso por agredir e ameaçar ex-companheira no Sertão de Alagoas

Pergunta sobre 'dente escuro' levanta dúvidas se corpo encontrado em fossa é de Ana Beatriz

STF forma maioria para tornar réus mais sete por trama golpista

Secretário de Cultura de Delmiro Gouveia desmente boatos sobre presença de Wesley Safadão em evento festivo

Sesau volta a orientar população alagoana sobre como evitar a leptospirose
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
