Valadares descarta 240 mil litros de água da Vale com teor de querosene

A Prefeitura de Governador Valadares (MG) informou, no fim da tarde desta sexta-feira (13), que precisou descartar todos os 240 mil litros de água entregues pela Vale para serem distribuídos aos moradores da cidade. Segundo a administração, o primeiro carregamento chegou com alto teor de querosene.
A água seria distribuída entre os moradores da cidade, que estão sem abastecimento por causa da enxurrada de lama que atingiu o Rio Doce. Os rejeitos chegaram até a cidade pelo rio, após o rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, que pertence a Vale e a anglo-australiana BHP Billiton, em Mariana (MG).
Em coletiva realizada mais cedo, o responsável pelas Relações Institucionais da Vale, Henrique Lobo, afirmou que a empresa tinha entregue 500 mil litros de água mineral para o município. Porém, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, apenas quatro vagões com capacidade para 60 mil litros cada um foram entregues – totalizando 240 mil litros.
Querosene
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) fez a análise do carregamento entregue e constatou o alto teor de querosene.
Em nota, a prefeitura disse que a própria Vale, por meio de Henrique Lobo, "admitiu que os quatro primeiros vagões foram enviados por equívoco, e que novos quatro vagões chegam ainda esta noite".
Ainda segundo a prefeitura, o município precisa de 15 milhões de litros de água por dia para que cada família possa usar 50 litros.
Na página da Vale, a empresa divulgou uma nota na noite de sexta-feira afirmando que coletou a água no local indicado pela Copasa, em Ipatinga, e a transportou em vagões-tanque usados para combates a incêndios florestais.
"Estes vagões só transportam água e nunca transportaram querosene. A Vale entregou a água em Governador Valadares esta manhã, em local acordado com a prefeitura. Essa, por sua vez, se responsabilizou pelo transporte da água em caminhoes-pipa, que não são de responsabilidade da Vale. Representantes da empresa estão entrando em contato com a administração municipal para esclarecer o ocorrido", diz a nota.
A Samarco reconhece que a quantidade entregue é insuficiente, mas garante que já tem alternativas para chegar à captação de 4 milhões de litros por dia. Em seguida, buscará maneiras de alcançar os 15 milhões de litros diários.
Últimas notícias

Homem mata desafeto a facadas após discussão em feira livre de Teotônio Vilela

Homem é esmagado por muro em Penedo e é socorrido com ferimentos na cabeça
![[Vídeo] Oito feridos e dois mortos: grave acidente em Joaquim Gomes envolveu sete veículos](https://img.7segundos.com.br/1kQQV21PFusNrefC9eC0fCqjCMk=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-07-21-at-122056.jpeg)
[Vídeo] Oito feridos e dois mortos: grave acidente em Joaquim Gomes envolveu sete veículos

Após amargar derrota em Pilar, Thais Canuto ganha cargo na ALE com salário de quase R$12 mil

Compromisso de Medeiros como presidente do PT/AL é eleger um deputado federal em 2026

Arthur Lira confirma candidatura ao Senado e lança filho como sucessor na Câmara Federal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
