FPI do São Francisco apreende 1,3 mil armadilhas aquáticas

Em parte do Rio São Francisco que banha o município de Penedo, a equipe de Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI) aquática conseguiu recolher 1,3 mil armadilhas para capturar camarão e pitu. Elas foram apreendidas porque foram confeccionadas em especificações diferentes daquelas estabelecidas em lei, em especial pro desobedecer as especificações da normativa de ordenamento da pesca durante a piracema (período de reprodução natural dos peixes, que vai de 15/11 a 28/02).
A grande maioria tinha capacidade para prender crustáceos ainda muito pequenos, o que configura pesca predatória. “Foi realizada a soltura de 2500 espécimes de camarão, sendo todos de idade juvenil, que não atingiram a sua maturidade sexual e, consequentemente, nunca se reproduziram. Portanto uma pesca altamente predatória, que está dizimando o estoque pesqueiro no Rio São Francisco”, explicou o coordenador da equipe, Rivaldo Couto, que trabalha como analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A Marinha do Brasil, que atuou por meio da Capitania dos Portos de Alagoas e da Agência Fluvial de Penedo, realizou fiscalizações do tráfego aquaviário no Baixo São Francisco. Todas as embarcações que faziam a travessia intermunicipal entre Penedo e Neópolis (SE) foram inspecionadas no que se refere as condições de segurança para navegar. Especial atenção foi dada ao material de salvatagem.
Últimas notícias

Polícia prende acusado de atropelar vítimas após desentendimento em boate no Jaraguá

Vereadora quer impedir que autores de violência doméstica ocupem cargos públicos

IMA multa empresa por contaminar o mar com subproduto do petróleo no Porto de Maceió

Secretário da Saúde garante R$ 10 milhões mensais de recursos para Alagoas

Denúncia anônima leva polícia a apreender espingarda artesanal na Vila Brejal

PL enfrenta problemas para formar chapa de deputados estaduais em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
