Apresentações culturais marcam o Dia da Consciência Negra
A Serra da Barriga, em União dos Palmares, foi, nesta sexta-feira, 20, a real representação da miscigenação da raça brasileira. Negros, pardos, brancos, indígenas, católicos, umbandistas e afins exaltaram a memória do líder negro Zumbi dos Palmares. O governador Renan Filho e o ministro da Cultura, Juca Ferreira, estiveram no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, e o chefe do Executivo estadual, por sua vez, em nome dos alagoanos, pediu ao ministro que a Fundação Cultural Palmares venha de fato para Alagoas e assim ajude na recuperar do sítio arqueológico local.
Entre rodas de capoeira, danças folclóricas, bênçãos e rituais religiosos, a comemoração pela passagem dos 320 anos da morte de Zumbi dos Palmares reuniu milhares de pessoas que subiram a Serra para exaltar a memória daquele que primeiro gritou pela igualdade entre raças e credos.
Diante das manifestações culturais de diversas vertentes de matrizes africanas, o governador Renan Filho se sentiu muito à vontade ressaltou, sobretudo, o simbolismo que o 20 de novembro representa para Alagoas.
“Foi aqui que Zumbi fez ecoar os primeiros gritos de liberdade, de maneira que a comunidade alagoana, do Brasil e do mundo, faz referência à Serra da Barriga, União dos Palmares, porque aqui é centro geográfico da disputa saudável pela liberdade e pelo fortalecimento do que, mais na frente, se transformou no que veio a ser a nossa democracia”, destacou o governador.
Os desejos e intenções do governo estadual, manifestados por Renan Filho, por fim, são o de dar efetividade as ações e manifestações culturais na Serra da Barriga. A secretária de Estado da Cutura, Mellina Freitas, exaltou a prioridade máxima da pasta que administra em dar perenidade a estas ações. “Vamos despertar o sentimento de pertencimento do povo brasileiro com o que representa o símbolo de Zumbi dos Palmares e a Serra da Barriga”, frisou a secretária.
Tudo o que se viu na manhã desta sexta-feira, em Palmares, resumiu o ideário combatido pelo líder negro. Cores, crenças e a musicalidade presentes foram a exaltação da pluralidade e democracia existentes. Tanto, que o ministro Juca Ferreira e o governador, lançaram uma nova marca do Governo Federal que representa toda essa livre escolha de ritos e preferências: A marca dos filhos do Brasil.
“A marca representa a liberdade de crença que tanto pregamos”, assim definiu a marca Cida Abreu, presidente da Fundação Cultural Palmares.
Por sua vez, o ministro da Cultura defende que a construção de uma sociedade igualitária e fraterna emana das ideias de Zumbi. “Tudo isso está inserido neste contexto do Brasil que a gente quer. É uma emoção para mim estar aqui na Serra da Barriga. Isso é uma marca do Brasil que a gente quer, o Brasil libertário, rebelde, igualitário”, concluiu Juca Ferreira.
Moção de Repúdio
O governador Renan Filho aproveitou as energias da Serra da Barriga para manifestar seu voto de pesar pelo caso que ocorreu na Marcha das Mulheres Negras, em Brasília-DF, essa semana.
“Em uma atitude arbitrária de simpatizantes de uma coisa ultrapassada como a ditadura militar, sem tolerância, sem reconhecimento pelo direito, eles entraram na marcha e sacaram armas e atiraram para cima. Eles não vão nos intimidar, assim como não intimidaram Zumbi dos Palmares, eles não vão nos intimidar”, concluiu o governador dando o exemplo de tolerância de Zumbi para colher a paz.
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
