Arapiraca

Falta de médicos no Hemoar de Arapiraca prejudica doação de sangue

Por 7 Segundos 09/12/2015 15h03
Falta de médicos no Hemoar de Arapiraca prejudica doação de sangue
Hemoar - Foto: Internet

A falta de médicos nas tardes das quartas-feiras e quintas-feiras no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) está prejudicando o estoque de sangue do hemocentro.

Doadores que comparecem à unidade de Arapiraca estão voltando para casa porque não há médicos para atendê-los.

A denúncia é do empresário Cícero Barbosa, 38 anos, que falou ao Portal 7 Segundos, sobre a falta de médicos às quartas-feiras e às quintas-feiras, no período da tarde, no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar).

O empresário afirmou que, voluntariamente, leva pessoas para doar sangue no Hemoal de Arapiraca, principalmente da região da zona rural, mas, quando chega ao hemocentro não há médico e todos voltam para casa. Cícero Barbosa afirmou que essa prática ocorre na parte da tarde nos dois dias mencionados por ele.

"Estamos contribuindo para levar pessoas até lá sem ganhar nada, apenas para salvar vidas e quando chegamos nos deparamos sem nenhum médico, isso é um descaso por parte deles que deveriam trabalhar nos dois horários", desabafou Cícero Barbosa.

O empresário afirmou que a doação de sangue só acontece se o médico estiver no Hemoar para acompanhar todo o procedimento.

"O que estamos presenciando é um descaso dos médicos que não querem cumprir com suas obrigações já que eles ganham para isso", declarou o empresário.

Confirmação

O Serviço Social do Hemoar de Arapiraca confirmou a denúncia do empresário. A assistente social e vereadora Aurélia Fernandes estava de plantão na tarde desta quarta-feira (9) e disse à reportagem do Portal 7 Segundos que esse problema acontece desde outubro e que ela, como vereadora já levou o caso para a tribuna da Câmara Municipal e denunciou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), porém nada foi resolvido até agora.

"Este é um caso que a direção tem que resolver porque um médico que não trabalha no plantão ele prejudica os demais, compromete o estoque de sangue e ainda desestimula os doadores a virem até aqui", frisou Aurélia Fernandes.

À equipe do 7 Segundos, a vereadora disse que o correto é que tenha médico todos os dias da semana, nos dois horários de funcionamento do hemocentro. Ela pediu desculpas por não poder falar mais, uma vez que trabalha no Hemoar como assistente social, por questões éticas, mas reforçou que a situação precisa ser resolvida.

Providências imediatas

Em contato por telefone, a diretora do Hemoar de Arapiraca, Valdenir Pessoa, declarou que a falta de médico nas tardes de quarta e quinta-feira está acontecendo porque uma médica está de licença por 90 dias.

Entretanto, Valdenir Pessoa afirmou que esta situação não poderá permanecer como está porque uma médica não concordou com o acordo de cobrir as escalas, assim como os demais médicos as fazem.

"Eu peço desculpas para os doadores que forem lá hoje e amanhã no período da tarde, mas estarei resolvendo esse problema pessoalmente", garantiu Valdenir Pessoa.

A diretora do Hemoar disse que estará indo nesta quinta-feira (10) à sede da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para resolver a falta de médico nas tardes de quarta e quinta-feira.

"Vamos regularizar essa situação já na próxima semana e vamos manter a coleta externa com a unidade móvel que estará em Penedo e a coleta interna do Hemoar vai funcionar regularmente, assim que tiver essa reunião em Maceió", garantiu Valdenir Pessoa.

O Hemoar de Arapiraca tem sete médicos em que dois trabalham na coleta externa e cinco na coleta interna para suprir, sobretudo, os cinco dias da semana e repor o estoque do banco de sangue do hemocentro arapiraquense.

O hemocentro de Arapiraca fica na Rua Geraldo Barbosa Lima, 49, Centro, telefone: 3521-4934.