Agreste

Diretor do IMA vai visitar lixão de Limoeiro nesta sexta

Por 7 Segundos 09/12/2015 06h06
Diretor do IMA vai visitar lixão de Limoeiro nesta sexta
- Foto: Cortesia / Vereadora Eliene Martins

O diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Gustavo Lopes, recebeu uma comissão de vereadores e moradores do Sítio Gulandim, do município de Limoeiro de Anadia, para debater sobre a questão do lixão do município.

A comissão foi à reunião acompanhada do deputado estadual, Antonio Albuquerque (PRTB), que reforçou a tomada de providências junto com o diretor-presidente do IMA sobre as precárias condições de funcionamento do lixão de Limoeiro de Anadia, a 19km de Arapiraca.

Assembleia

Antes da reunião no Instituto do Meio Ambiente, os vereadores Eliene Martins (PRP), Zé Juvenal e Tonho da Rita (ambos do PSDB) e representantes da Comunidade Gulandim estiveram na Assembleia Legislativa, no gabinete do deputado Antonio Albuquerque.

O deputado, por sua vez, enviou indicação ao presidente da Casa, deputado Luiz Dantas (PMDB), solicitando, na forma regimental, apelo ao diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, providências ao lixão irregular no município de Limoeiro de Anadia.

No documento, o deputado Antonio Albuquerque solicita, ainda, que um engenheiro ambiental faça uma avaliação do lixão, para a recuperação da área degradada, tanto solo como lençol freático contaminado.

Além disso, o deputado destacou que a comunidade do Sítio Gulandim convive diariamente com moscas e pragas vindas do lixão e são prejudicadas por respirar gás metano, prejudicial à saúde.

A vereadora Eliene Martins ressaltou a importância do encontro para que as medidas cabíveis sejam tomadas de imediato.

"Estamos avançando nas negociações para encontrarmos uma solução imediata para o lixão de Limoeiro de Anadia porque àquela comunidade não pode mais viver nas condições precárias e insalubres que já vivem a algum tempo", frisou Eliene Martins.

Terreno da usina

O prefeito de Limoeiro de Anadia, James Marlan Ferreira (PP), informou por meio da assessoria da prefeitura que já conseguiu um terreno da Usina Triunfo para implantar o aterro sanitário da cidade.

Por sua vez, ele ressaltou que há um consórcio envolvendo 18 municípios do Agreste para que o aterro sanitário seja implantado em breve.