Sertão

Abastecimento da Bacia Leiteira é paralisado após falta de energia

Por Redação com assessoria 11/12/2015 17h05
Abastecimento da Bacia Leiteira é paralisado após falta de energia
Casal - Foto: Internet

O Sistema Coletivo de abastecimento de água da Bacia Leiteira encontra-se paralisado, nesta sexta-feira (11), devido ao rompimento na adutora de 700 mm, próximo à entrada da cidade de Palestina.

A paralisação foi ocasionado por um golpe de aríete, após uma queda de energia ocorrida, às 13h30, nas estações elevatórias do sistema do município de Pão de Açúcar.

Técnicos Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) já estão trabalhando no conserto da tubulação e a regularização do bombeamento de água deverá ocorrer até o final da tarde deste sábado (12), a partir de quando o abastecimento será normalizado aos poucos.

Municípíos atingidos

Com isso, o fornecimento de água está suspenso para as seguintes cidades afetadas: Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, zona rural de Jacaré dos Homens, Jaramataia, Senador Rui Palmeira, Major Izidoro, Maravilha, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, zona rural de Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e São José da Tapera.

Região do Agreste

O Sistema Coletivo Antigo do Agreste será paralisado por 72 horas, a partir da próxima terça-feira (15) para que sejam realizadas melhorias nas adutoras e nas estações de tratamento de água (ETA).

De acordo com a CAB Águas do Agreste e com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), a paralisação começa a partir das 4h do dia 15 e segue até o mesmo horário do dia 18.

Por essa razão, o abastecimento será suspenso para os municípios de São Brás, Olho d’Água Grande, Campo Grande, Girau do Ponciano, Feira Grande, Lagoa da Canoa e a parte baixa de Arapiraca.

Segundo a Unidade de Negócio Agreste, da Casal, a parte alta de Arapiraca e os municípios de Craíbas, Igaci e Coité do Nóia terão o abastecimento regular durante o período da paralisação, tendo em vista que eles são atendidos pelo Novo Sistema Adutor do Agreste.

Os serviços para realização de melhorias no Sistema Coletivo Antigo do Agreste estão previstos no contrato de Parceria Público-Privada (PPP) firmado entre a Casal e a CAB.

De acordo com o gerente da Unidade de Negócio do Agreste, Tácito Marques, a iniciativa inclui estruturas de produção, adução e tratamento de água. A companhia pretende, com isso, melhorar o fornecimento de água na região