Estudante alagoana embarca para intercâmbio educacional nos EUA
Esta semana, um dos maiores sonhos da estudante Ana Livya Almeida começa a se concretizar. Aluna da Escola José Maria Correia das Neves, no bairro do Prado, ela embarca, na próxima sexta-feira (8), para uma estadia de três semanas nos Estados Unidos. A jovem foi a única alagoana selecionada para um intercâmbio educacional proporcionado pela embaixada americana para estudantes da rede pública brasileira por meio do Programa Jovens Embaixadores.
Criado em 2002, o programa é uma iniciativa da embaixada em parceria com diversos órgãos, dentre eles, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que seleciona estudantes brasileiros que sejam referências em suas comunidades pelo seu bom desempenho escolar, liderança e envolvimento em projetos de voluntariado.
Durante sua estadia nos Estados Unidos, os jovens terão a oportunidade de conhecer o sistema educacional americano e projetos sociais desenvolvidos naquele país, além de reunir-se com lideranças e participar de oficinas sobre protagonismo e empreendedorismo jovem.
Em Alagoas, a seleção para o programa teve início em julho de 2015, com a inscrição, seleção e aplicação de provas. Ana Livya superou 186 concorrentes em nível estadual, concorrendo, posteriormente com alunos de todo o país. Em novembro, a garota soube que integrava a seleta lista dos 50 estudantes que participariam do intercâmbio educacional.
“Vamos visitar museus, escolas, conhecer a cultura americana, mas também mostrar a cultura brasileira e os projetos voluntários dos quais participamos em nossos estados. Também conheceremos o trabalho de ONGs e voluntários locais”, adianta Ana Livya.
Dileusa Costa, coordenadora do Programa Jovens Embaixadores na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), destaca que o intercâmbio será uma experiência única para a jovem. “Esta troca de experiências e integração cultural permitirá o fortalecimento de laços de amizade entre os dois países”, destaca.
Embarque
Ana Livya embarca rumo aos EUA no dia 8. Quando aportar em solo americano, ela e seus colegas permanecerão uma semana na capital do país, Washington DC, onde, dentre outras atividades, visitarão a sede do governo americano, a Casa Branca, e participarão de oficinas. Posteriormente, cada um dos estudantes brasileiros segue para um estado americano onde será hóspede de uma família local e visitará escolas e projetos sociais. No caso de Ana Livya, o destino será Oklahoma City, uma das principais cidades do meio-oeste americano.
No entanto, antes de viajar para o exterior, a jovem passará por uma capacitação de três dias em Brasília. Ela seguiu para a capital federal nessa terça-feira (5) e, antes de embarcar, recebeu o carinho de familiares e amigos da igreja. Presente no Aeroporto Zumbi dos Palmares, o pai, José Antônio Santos, sempre foi um dos grandes incentivadores da garota e de seu potencial. Missionário da Igreja Mórmon, ele, conviveu com muitos americanos, o que lhe permitiu aprender e ensinar a língua com facilidade. Crescendo neste ambiente, não foi difícil para Ana Livya familiarizar-se com a língua de Shakespeare.
“Desde criança, ela ouvia música em Inglês, é uma menina muito centrada, inteligente e talentosa. É autodidata em Inglês e já está aprendendo sozinha o coreano. Esta é a sua primeira viagem internacional: até então, a única cidade fora de Alagoas que ela conhecia era Recife”, conta o pai.
“Também estamos discutindo a possibilidade dela participar de projeto de Língua Inglesa para incentivar outros jovens da comunidade a participar de programas como este assim que voltar”, conta José Antônio, sem esconder o orgulho.
A jovem se diz feliz por participar do intercâmbio e ressalta a importância do projeto. “É algo que sonhei durante toda a minha vida, sempre gostei de Inglês, tenho facilidade para aprender. Estou muito feliz e sei da minha responsabilidade, pois estarei representando Alagoas e a rede estadual. Espero trazer boas experiências e ideias para implementarmos em projetos aqui em Alagoas”, estima Ana Livya.
Livya foi selecionada pelo seu bom desempenho escolar, liderança e envolvimento em projetos de voluntariado em sua comunidade.
Últimas notícias
Ritmo do maracatu Baque Alagoano e sarau de poesias marcam último encontro de 2025 do Expresso Leitura
MPAL, MPF e DPU ajuízam ação para obrigar Estado a implementar Fundo Estadual de Combate ao Câncer
IBGE mostra que Maceió amplia participação no PIB de Alagoas
Polícia busca de suspeito de filmar mulher em cabine de banheiro em Maceió
Sesau afasta dez servidores após operação da PF investigar desvios na Saúde
IML de Maceió regulariza 90% dos corpos não reclamados e sepulta 157 vítimas
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
