Alagoas

Estudante alagoana embarca para intercâmbio educacional nos EUA

Por Redação com Agência Alagoas 06/01/2016 19h07
Estudante alagoana embarca para intercâmbio educacional nos EUA
Livya foi selecionada pelo seu bom desempenho escolar, liderança e envolvimento em projetos de voluntariado em sua comunidade.

Esta semana, um dos maiores sonhos da estudante Ana Livya Almeida começa a se concretizar. Aluna da Escola José Maria Correia das Neves, no bairro do Prado, ela embarca, na próxima sexta-feira (8), para uma estadia de três semanas nos Estados Unidos. A jovem foi a única alagoana selecionada para um intercâmbio educacional proporcionado pela embaixada americana para estudantes da rede pública brasileira por meio do Programa Jovens Embaixadores.

Criado em 2002, o programa é uma iniciativa da embaixada em parceria com diversos órgãos, dentre eles, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que seleciona estudantes brasileiros que sejam referências em suas comunidades pelo seu bom desempenho escolar, liderança e envolvimento em projetos de voluntariado.

Durante sua estadia nos Estados Unidos, os jovens terão a oportunidade de conhecer o sistema educacional americano e projetos sociais desenvolvidos naquele país, além de reunir-se com lideranças e participar de oficinas sobre protagonismo e empreendedorismo jovem.
Em Alagoas, a seleção para o programa teve início em julho de 2015, com a inscrição, seleção e aplicação de provas. Ana Livya superou 186 concorrentes em nível estadual, concorrendo, posteriormente com alunos de todo o país. Em novembro, a garota soube que integrava a seleta lista dos 50 estudantes que participariam do intercâmbio educacional.
 

“Vamos visitar museus, escolas, conhecer a cultura americana, mas também mostrar a cultura brasileira e os projetos voluntários dos quais participamos em nossos estados. Também conheceremos o trabalho de ONGs e voluntários locais”, adianta Ana Livya.

Dileusa Costa, coordenadora do Programa Jovens Embaixadores na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), destaca que o intercâmbio será uma experiência única para a jovem. “Esta troca de experiências e integração cultural permitirá o fortalecimento de laços de amizade entre os dois países”, destaca.

Embarque

Ana Livya embarca rumo aos EUA no dia 8. Quando aportar em solo americano, ela e seus colegas permanecerão uma semana na capital do país, Washington DC, onde, dentre outras atividades, visitarão a sede do governo americano, a Casa Branca, e participarão de oficinas. Posteriormente, cada um dos estudantes brasileiros segue para um estado americano onde será hóspede de uma família local e visitará escolas e projetos sociais. No caso de Ana Livya, o destino será Oklahoma City, uma das principais cidades do meio-oeste americano.

No entanto, antes de viajar para o exterior, a jovem passará por uma capacitação de três dias em Brasília. Ela seguiu para a capital federal nessa terça-feira (5) e, antes de embarcar, recebeu o carinho de familiares e amigos da igreja. Presente no Aeroporto Zumbi dos Palmares, o pai, José Antônio Santos, sempre foi um dos grandes incentivadores da garota e de seu potencial. Missionário da Igreja Mórmon, ele, conviveu com muitos americanos, o que lhe permitiu aprender e ensinar a língua com facilidade. Crescendo neste ambiente, não foi difícil para Ana Livya familiarizar-se com a língua de Shakespeare. 

“Desde criança, ela ouvia música em Inglês, é uma menina muito centrada, inteligente e talentosa. É autodidata em Inglês e já está aprendendo sozinha o coreano. Esta é a sua primeira viagem internacional: até então, a única cidade fora de Alagoas que ela conhecia era Recife”, conta o pai.

“Também estamos discutindo a possibilidade dela participar de projeto de Língua Inglesa para incentivar outros jovens da comunidade a participar de programas como este assim que voltar”, conta José Antônio, sem esconder o orgulho.

A jovem se diz feliz por participar do intercâmbio e ressalta a importância do projeto. “É algo que sonhei durante toda a minha vida, sempre gostei de Inglês, tenho facilidade para aprender. Estou muito feliz e sei da minha responsabilidade, pois estarei representando Alagoas e a rede estadual. Espero trazer boas experiências e ideias para implementarmos em projetos aqui em Alagoas”, estima Ana Livya.

Livya foi selecionada pelo seu bom desempenho escolar, liderança e envolvimento em projetos de voluntariado em sua comunidade.