Alagoas

Central Já! incentiva pais a emitirem RG para bebês

Por Redação com Assessoria 13/04/2016 14h02

Você sabia que o seu filho, ainda que recém-nascido, pode fazer uma carteira de identidade? O Registro Geral (RG) é um documento fundamental para qualquer cidadão brasileiro e tem suma importância em diversos tipos de atividades, em todo território nacional. No entanto, o que poucos sabem é que a importância não se limita aos adultos. Para as crianças, mais necessariamente os bebês, ter o documento pode ajudar, e muito, os seus responsáveis em situações cotidianas.

Segundo a Superintendência de Atendimento ao Cidadão, vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), a retirada do documento pode trazer uma série de vantagens para os pais.

 

“A Carteira de Identidade é um documento mais seguro que a Certidão e Nascimento. O RG permite a identificação completa, com registro de imagem das características faciais na foto e o registro das impressões digitais. Além disso, o documento substitui a Certidão nos casos de viagens ou consultas médicas em planos de saúde e ainda garante a identificação da criança em qualquer situação, inclusive em casos de acidentes ou desaparecimento”, alerta o superintendente Luciano Modesto.

Para promover o incentivo da crescente procura dos serviços nas Centrais Já! alagoanas, a Secretaria tem buscado alertar as famílias sobre as vantagens de ter o documento de identificação dos pequeninos.

Carregando o menor no colo, os pais que comparecem às Centrais Já! têm direito ao atendimento preferencial no momento de tirar o RG e, para maior comodidade, no período de apenas uma semana após a solicitação, o documento já está pronto.

Prevenido

A manhã da última terça-feira (12) foi diferente para o menino Enzo Sarmento, de apenas um ano e dois meses de vida. Levado pelo seu pai, Thiago Sarmento, à Central Já! Farol, o bebê terá o seu documento de identidade e vai garantir sua cidadania, desde bem cedo.

“Resolvi que iria trazê-lo desde quando o levei para visitar o estádio de futebol e exigiram a apresentação da certidão, mas eu não estava com o documento em mãos”, confessou o pai, que antes de ir ao posto de atendimento, havia se informado sobre o que era preciso levar para garantir a carteira de RG do seu pequeno.

“Antes de pedir a emissão da identidade, o ideal é que os pais providenciem o CPF da criança, como eu fiz, pois no RG já sairá impresso o número de identificação que valerá por toda a vida. Outra vantagem, nesse caso, é a facilidade para abertura de uma conta bancária destinada aos menores”, finalizou o pai.

Para o secretário Christian Teixeira, gestor titular da Seplag, o documento é uma garantia a mais em termos de segurança. “Já vi situações em que crianças foram levadas com apenas alguns dias de vida para fazer a identidade. Achei a atitude do pai de Enzo, além de cidadã, exemplar. É muito bom saber que os serviços do Já! podem contribuir para os cidadãos alagoanos desde tão cedo”, reforçou Teixeira.

Vale lembrar que o RG é direito de todo o brasileiro. A primeira via desse documento é gratuita e para solicitar sua emissão, basta levar a qualquer unidade Já! a Certidão de Nascimento e CPF (quando houver).