Apala realiza fórum de onco-hematologia infantojuvenil em Maceió
O objetivo do evento é promover a discussão, reflexão e normatização das práticas oncohematológicas
A Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala) realiza, entre os dias 19 a 21 de maio, no centro de eventos do Hotel Jatiúca, em Maceió, o II Fórum Alagoano de Oncohematologia Infantojuvenil. Os interessados em participar já podem fazer a inscrição através do endereço eletrônico http://forumapala.com.br.
O Fórum, que tem o objetivo de promover a discussão, reflexão e normatização das práticas oncohematológicas, além, de enfocar a atuação dos profissionais, estudantes e voluntários juntos à pessoa com câncer, também marca as comemorações pelos 23 anos da Instituição que atua sem fins lucrativos na prestação de assistência às pessoas com câncer em Alagoas.
A programação conta com palestras, pôsteres, minicursos e a presença de representantes do Ministério da Saúde, além de profissionais alagoanos e de estados como Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul que irão participar das palestras, minicursos e mesas redondas.
Entre os assuntos que serão abordados está a inserção do paciente em todas as etapas do tratamento de câncer no Plano Estadual de Atenção à Oncologia Infantojuvenil.
Para discutir sobre essa questão foi convidada a Doutora da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), Tereza Cristina Cardoso Fonseca, e também representantes do Ministério da Saúde e das secretarias Municipal e Estadual de Saúde, Ministério Público e Defensoria Pública de Alagoas, além de responsáveis pelos hospitais que são referência no tratamento oncopediátrico.
De acordo com Rosa Fernandes, presidente da Apala e uma das organizadoras do evento, a discussão é importante e necessária para a causa em Alagoas. Ela acrescenta que os participantes também poderão conhecer um pouco mais sobre a leucemia.
Uma das palestras vai abordar os cuidados que os profissionais de saúde têm que adquirir quando a criança sangra. O sangramento no público infantojuvenil pode acontecer na suspeita ou durante o diagnóstico e tratamento de câncer.
O palestrante Manoel Sobrinho, mais conhecido como Doutor Léo, vai explicar sobre as medidas emergenciais que o profissional tem que aplicar nesses momentos. Viviane Junqueira será a representante do Instituto Ronald McDonald, e atuará como palestrante na Mesa redonda “Diagnóstico Precoce: o tempo em favor da cura”.
O evento tem o patrocínio do Instituto Ronald McDonald e será realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), com o apoio institucional da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope) e da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC).
Últimas notícias
Proporção de quem estava em home office recua em 2024 e chega a 7,9%
Placa solar provoca incêndio em marcenaria no bairro do Feitosa, em Maceió
Condenado na trama golpista, Bolsonaro tem até domingo para apresentar novo recurso
Preso pela PF, dono do Master levava vida de luxo; festa multimilionária com Alok, viagens e coleção de aviões
Aneel mantém bandeira vermelha 1 na conta de luz em novembro
Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei Antifacção; texto segue para o Senado
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
