Alagoas

Após ser autuado por poluição, hospital de Santana regulariza situação ambiental

Por 7 Segundos 21/06/2016 17h05

Durante uma audiência realizada nesta segunda-feira (20), a diretoria do Hospital Regional Clodolfo Rodrigues, localizado na cidade de Santana do Ipanema, apresentou documentos que comprovam a regularização da situação ambiental da unidade hospitalar.

Em maio deste ano, o hospital foi autuado pelo Ministério Público Estadual (PME/AL), através da Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco (FPI), por manter uma fossa para armazenamento de efluentes de forma irregular.

Segundo os fiscais da FPI, o reservatório séptico apresentava fissuras em sua estrutura e tubulações desconectadas. Com isso, a sujeira extravasa para via pública e, consequentemente, alcançava um riacho tributário do Rio Santana do Ipanema, causando contaminação do solo e do aquífero subterrâneo, como atestou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em parecer técnico.

Além da fossa, outra irregularidade constatada estava ligado a lavanderia do hosital, ao tratar de roupas e lençóis sujos, parte deles contaminados, também libera seus afluentes em via pública.

O trajeto de escoaento dos efluentes serve como fonte de água para diversos animais domésticos, que são obrigados a utilizar a água contaminada. Além disso, crianças da comunidade Conjunto Residencial Cajarana, brincam descalças, ocasionando problemas de saúde pela contaminação.

A equipe de reportagem do Portal 7 Segundos conversou com a promotora de Justiça Lavínia Fragoso, do Núcleo de Defesa do Meio Ambiente do MPE, e ela informou que o Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (IPAS), responsável pela administração do hospital, já está resolvendo todas os problemas constatados durante a fiscalização.

"Já está sendo realizado o esgotamento da fossa e o material está sendo retirado e levado para a capital do estado, Maceió, para ser lançado no emissário submarino", disse.