Após ser autuado por poluição, hospital de Santana regulariza situação ambiental
Durante uma audiência realizada nesta segunda-feira (20), a diretoria do Hospital Regional Clodolfo Rodrigues, localizado na cidade de Santana do Ipanema, apresentou documentos que comprovam a regularização da situação ambiental da unidade hospitalar.
Em maio deste ano, o hospital foi autuado pelo Ministério Público Estadual (PME/AL), através da Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco (FPI), por manter uma fossa para armazenamento de efluentes de forma irregular.
Segundo os fiscais da FPI, o reservatório séptico apresentava fissuras em sua estrutura e tubulações desconectadas. Com isso, a sujeira extravasa para via pública e, consequentemente, alcançava um riacho tributário do Rio Santana do Ipanema, causando contaminação do solo e do aquífero subterrâneo, como atestou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em parecer técnico.
Além da fossa, outra irregularidade constatada estava ligado a lavanderia do hosital, ao tratar de roupas e lençóis sujos, parte deles contaminados, também libera seus afluentes em via pública.
O trajeto de escoaento dos efluentes serve como fonte de água para diversos animais domésticos, que são obrigados a utilizar a água contaminada. Além disso, crianças da comunidade Conjunto Residencial Cajarana, brincam descalças, ocasionando problemas de saúde pela contaminação.
A equipe de reportagem do Portal 7 Segundos conversou com a promotora de Justiça Lavínia Fragoso, do Núcleo de Defesa do Meio Ambiente do MPE, e ela informou que o Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (IPAS), responsável pela administração do hospital, já está resolvendo todas os problemas constatados durante a fiscalização.
"Já está sendo realizado o esgotamento da fossa e o material está sendo retirado e levado para a capital do estado, Maceió, para ser lançado no emissário submarino", disse.
Últimas notícias
Suspeito invade residência e furta celular em Penedo
Homem é preso suspeito de invadir casa e matar mulher na frente dos filhos em Traipu
Justiça Federal mantém prisão de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master
Artistas igacienses ganham destaque nacional após aparição com Carlinhos Maia
Acesso ao Aldebaran pela Avenida Menino Marcelo é interditado para troca de postes
Casal mantém atendimento digital durante o feriado da Consciência Negra
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
