Senadores fecham acordo para suspender sessão do impeachment nesta terça
Em andamento nesta terça-feira (9), a sessão preliminar do impeachment poderá ser suspensa pelos senadores às 23h, uma vez que a previsão é a de que a sessão dure mais de 20h. O acordo foi feito entre os senadores da base aliada e da oposição ao governo.
Com a suspensão, parte dos discursos dos senadores ficará para a manhã desta quarta-feira (10), a partir das 9h. A iniciativa foi do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e teve o apoio dos senadores presentes em plenário.
Segundo o senador petista Humberto Costa (PT-PE), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, já concordou com a suspensão, mas não se manifestou oficialmente. Pelas regras, ele pode também rejeitar o acordo.
Cada senador terá direito de falar por até 10 minutos. Mas, o tempo poderá ser reduzido para acelerar o processo de impeachment contra a presidente afastada Dilma Rousseff (PT_MG).
Relator do processo
O relator do processo de impeachment, Antonio Anastasia (PSDB-MG), leu um resumo do seu parecer favorável que condenará, definitivamente, Dilma Rousseff. O parecer foi aprovado semana passada pela Comissão Especial do Impeachment.