Falta de atendimento médico compromete doentes acamados em Fernão Velho
Unidade de PSF está com a médica afastada; apenas enfermeira realiza atendimentos esporádicos

Aqueles que precisam utilizar o serviço de saúde público em Maceió passam por um verdadeiro martírio para conseguirem se tratar. No bairro do Fernão Velho, por exemplo, essa realidade está presente diariamente e é vivenciada por praticamente todos os doentes acamados que necessitam de atendimento médico de profissionais lotados no Programa de Saúde da Família (PSF).
Conforme apurado pela reportagem da TV Ponta Verde, a única médica responsável pelos atendimentos está de licença desde fevereiro deste ano. De lá para cá, apenas uma enfermeira foi contratada para substituir o profissional. Os atendimentos, no entanto, segundo a população, não estão sendo realizados da maneira correta e de forma esporádica. Mais de duas mil pessoas estão prejudicadas.
José Francisco, 89, está acamado e se recupera de uma pneumonia. Ele também é hipertenso, diabético e já perdeu cerca de 90% da visão. A companheira do doente afirma que as visitas dos profissionais à casa não são constantes e acaba prejudicando o tratamento do idoso “Quando ela tava no posto [a médica], a gente ia lá, ela vinha, consultava, passava medicamente, mas agora não tem mais médico (sic)”, denunciou Maria das Graças dos Santos.
No posto de saúde local, nem verificação de pressão a população pode fazer. Os beneficiários do projeto precisam, agora, procurar outras unidades para tentar atendimento médico que, muitas vezes, também é negado. A conselheira tutelar Ivanize Batista explica que o descaso é grande. “Temos muitos idosos acamados que não estão tendo essa visita. Precisamos de um médico que atende todos os dias”, falou.
Em resposta à reportagem, a diretora da unidade de saúde, Liliane Marinho, confirmou que a comunidade está sem atendimento médico, mas garantiu que as visitas domiciliares seriam retomadas na próxima semana.
Confira, abaixo, a reportagem completa:
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
