Maceió

Falta de atendimento médico compromete doentes acamados em Fernão Velho

Unidade de PSF está com a médica afastada; apenas enfermeira realiza atendimentos esporádicos

Por 7 Segundos com TV Ponta Verde 10/08/2016 11h11
Falta de atendimento médico compromete doentes acamados em Fernão Velho
- Foto: Reprodução/ Tv Ponta Verde

Aqueles que precisam utilizar o serviço de saúde público em Maceió passam por um verdadeiro martírio para conseguirem se tratar. No bairro do Fernão Velho, por exemplo, essa realidade está presente diariamente e é vivenciada por praticamente todos os doentes acamados que necessitam de atendimento médico de profissionais lotados no Programa de Saúde da Família (PSF).

Conforme apurado pela reportagem da TV Ponta Verde, a única médica responsável pelos atendimentos está de licença desde fevereiro deste ano. De lá para cá, apenas uma enfermeira foi contratada para substituir o profissional. Os atendimentos, no entanto, segundo a população, não estão sendo realizados da maneira correta e de forma esporádica. Mais de duas mil pessoas estão prejudicadas. 

José Francisco, 89, está acamado e se recupera de uma pneumonia. Ele também é hipertenso, diabético e já perdeu cerca de 90% da visão. A companheira do doente afirma que as visitas dos profissionais à casa não são constantes e acaba prejudicando o tratamento do idoso “Quando ela tava no posto [a médica], a gente ia lá, ela vinha, consultava, passava medicamente, mas agora não tem mais médico (sic)”, denunciou Maria das Graças dos Santos. 

No posto de saúde local, nem verificação de pressão a população pode fazer. Os beneficiários do projeto precisam, agora, procurar outras unidades para tentar atendimento médico que, muitas vezes, também é negado. A conselheira tutelar Ivanize Batista explica que o descaso é grande. “Temos muitos idosos acamados que não estão tendo essa visita. Precisamos de um médico que atende todos os dias”, falou. 

Em resposta à reportagem, a diretora da unidade de saúde, Liliane Marinho, confirmou que a comunidade está sem atendimento médico, mas garantiu que as visitas domiciliares seriam retomadas na próxima semana. 

Confira, abaixo, a reportagem completa: