Falta de atendimento médico compromete doentes acamados em Fernão Velho
Unidade de PSF está com a médica afastada; apenas enfermeira realiza atendimentos esporádicos
Aqueles que precisam utilizar o serviço de saúde público em Maceió passam por um verdadeiro martírio para conseguirem se tratar. No bairro do Fernão Velho, por exemplo, essa realidade está presente diariamente e é vivenciada por praticamente todos os doentes acamados que necessitam de atendimento médico de profissionais lotados no Programa de Saúde da Família (PSF).
Conforme apurado pela reportagem da TV Ponta Verde, a única médica responsável pelos atendimentos está de licença desde fevereiro deste ano. De lá para cá, apenas uma enfermeira foi contratada para substituir o profissional. Os atendimentos, no entanto, segundo a população, não estão sendo realizados da maneira correta e de forma esporádica. Mais de duas mil pessoas estão prejudicadas.
José Francisco, 89, está acamado e se recupera de uma pneumonia. Ele também é hipertenso, diabético e já perdeu cerca de 90% da visão. A companheira do doente afirma que as visitas dos profissionais à casa não são constantes e acaba prejudicando o tratamento do idoso “Quando ela tava no posto [a médica], a gente ia lá, ela vinha, consultava, passava medicamente, mas agora não tem mais médico (sic)”, denunciou Maria das Graças dos Santos.
No posto de saúde local, nem verificação de pressão a população pode fazer. Os beneficiários do projeto precisam, agora, procurar outras unidades para tentar atendimento médico que, muitas vezes, também é negado. A conselheira tutelar Ivanize Batista explica que o descaso é grande. “Temos muitos idosos acamados que não estão tendo essa visita. Precisamos de um médico que atende todos os dias”, falou.
Em resposta à reportagem, a diretora da unidade de saúde, Liliane Marinho, confirmou que a comunidade está sem atendimento médico, mas garantiu que as visitas domiciliares seriam retomadas na próxima semana.
Confira, abaixo, a reportagem completa:
Últimas notícias
Jovem é assassinado a tiros no último dia de Carnaval em Marechal Deodoro
Homem é morto a tiros durante bloco de Carnaval no Agreste de Alagoas
Polícia prende membro do CV responsável por desaparecimentos no Litoral Norte de AL
Homem invade residência e furta câmera de segurança na Jatiúca
Servidor do Serpro no RJ teria vendido informações de ministros do STF
Escola municipal de Arapiraca presta homenagem a professora falecida
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
