Falta de atendimento médico compromete doentes acamados em Fernão Velho
Unidade de PSF está com a médica afastada; apenas enfermeira realiza atendimentos esporádicos
Aqueles que precisam utilizar o serviço de saúde público em Maceió passam por um verdadeiro martírio para conseguirem se tratar. No bairro do Fernão Velho, por exemplo, essa realidade está presente diariamente e é vivenciada por praticamente todos os doentes acamados que necessitam de atendimento médico de profissionais lotados no Programa de Saúde da Família (PSF).
Conforme apurado pela reportagem da TV Ponta Verde, a única médica responsável pelos atendimentos está de licença desde fevereiro deste ano. De lá para cá, apenas uma enfermeira foi contratada para substituir o profissional. Os atendimentos, no entanto, segundo a população, não estão sendo realizados da maneira correta e de forma esporádica. Mais de duas mil pessoas estão prejudicadas.
José Francisco, 89, está acamado e se recupera de uma pneumonia. Ele também é hipertenso, diabético e já perdeu cerca de 90% da visão. A companheira do doente afirma que as visitas dos profissionais à casa não são constantes e acaba prejudicando o tratamento do idoso “Quando ela tava no posto [a médica], a gente ia lá, ela vinha, consultava, passava medicamente, mas agora não tem mais médico (sic)”, denunciou Maria das Graças dos Santos.
No posto de saúde local, nem verificação de pressão a população pode fazer. Os beneficiários do projeto precisam, agora, procurar outras unidades para tentar atendimento médico que, muitas vezes, também é negado. A conselheira tutelar Ivanize Batista explica que o descaso é grande. “Temos muitos idosos acamados que não estão tendo essa visita. Precisamos de um médico que atende todos os dias”, falou.
Em resposta à reportagem, a diretora da unidade de saúde, Liliane Marinho, confirmou que a comunidade está sem atendimento médico, mas garantiu que as visitas domiciliares seriam retomadas na próxima semana.
Confira, abaixo, a reportagem completa:
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
