Cultura

Projeto Cultura na Praça é retomado e permanece até dezembro

Por 7 Segundos 17/10/2016 12h12
Projeto Cultura na Praça é retomado e permanece até dezembro
Projeto Cultura na Praça - Foto: Assessoria

O som da sanfona, da zabumba e do pandeiro voltou a ecoar na praça Luiz Pereira Lima, no Centro de Arapiraca na manhã desta segunda-feira (17). A prefeitura de Arapiraca havia noticiado que o projeto idealizado pelo artista popular, Afrísio Acácio, tinha chegado ao fim. Mas reavaliou a decisão e resolveu permanecer com o projeto até o fim do mandato, em dezembro deste ano.

Para Afrísio Acácio, a permanência do projeto é o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido há quase dois anos, valorizando os artistas populares e despertando em novas gerações a curiosidade pelas tradições nordestinas.

O “Cultura na Praça” reúne artistas de todas as regiões de Alagoas, especialmente do Agreste e Sertão. Todas as segundas, a partir das 8h até às 12h, aboiadores, sanfoneiros, repentistas, trovadores, poetas e tantos outros artistas populares fazem apresentação na Tenda Cultural fortalecendo a cultura nordestina e atraindo centenas de pessoas que passam pela praça toda segunda-feira”, afirmou Afrísio Acásio.

Enquanto os artistas se apresentam dezenas de casais dançam o forro, o xote, o xaxado e outras danças regionais proporcionando um belo espetáculo musical a céu aberto. “É muito lindo ver casais da terceira idade dançando alegremente em praça pública. Os jovens que saem das escolas e colégios das áreas no entorno da praça também para prestigiar as apresentações. O projeto é uma terapia para todos,” afirmou um expectador.

Nova gestão  

O mestre da sanfona e idealizador do projeto deseja que a próxima gestão reconhece a importância e permaneça com a parceria para que o projeto não seja interrompido a partir de janeiro de 2017.

"Cada edição do projeto custa em média R$ 1.500 com aluguel de som e outras despesas. Sem a parceria com o poder público fica inviável a execução do projeto", finalizou.