Alagoas

Exército exige plano de contingenciamento a municípios alagoanos afetados pela seca

AMA reúne municípios para atualizar mapa da seca

Por AMA 25/11/2016 16h04
Exército exige plano de contingenciamento a municípios alagoanos afetados pela seca

Os quarenta municípios que enfrentam a estiagem com decreto de emergência homologado têm uma nova exigência. O Exército, que coordena a operação Pipa, quer que os coordenadores municipais de Defesa Civil entreguem laudo de potabilidade dos mananciais onde os caminhões são abastecidos, e um plano de contingenciamento para caso de interrupção no abastecimento.

Como o documento possui muitas exigências, a AMA vai reunir todos os coordenadores municipais para uma oficina técnica, dia 30 de novembro, na sede da Entidade. O objetivo é dar suporte aos coordenadores para que o documento seja preenchido corretamente.

Entende-se por Plano de Contingência o documento que registra o planejamento elaborado a partir do estudo de um ou mais cenários de risco de desastre e estabelece os procedimentos para ações de alerta e alarme, resposta ao evento adverso, socorro e auxílio às pessoas, reabilitação dos cenários e redução dos danos e prejuízos.

Para a elaboração do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil – PLAMCON deve-se contemplar as seguintes ações:

I - Identificação da responsabilidade de organizações e indivíduos que desenvolvem ações específicas em emergências;

II - Descrição das linhas de autoridade e relacionamento entre os órgãos envolvidos, mostrando como as ações serão coordenadas;

III – Descrição de como as pessoas, o meio ambiente e as propriedades serão protegidas durante a resposta ao desastre;

IV - Identificação do pessoal, equipamento, instalações, suprimentos e outros recursos disponíveis para a resposta ao desastre, e como serão mobilizados;

V - Identificação das ações que devem ser implementadas antes, durante e após a resposta ao desastre.