Exército exige plano de contingenciamento a municípios alagoanos afetados pela seca
AMA reúne municípios para atualizar mapa da seca
Os quarenta municípios que enfrentam a estiagem com decreto de emergência homologado têm uma nova exigência. O Exército, que coordena a operação Pipa, quer que os coordenadores municipais de Defesa Civil entreguem laudo de potabilidade dos mananciais onde os caminhões são abastecidos, e um plano de contingenciamento para caso de interrupção no abastecimento.
Como o documento possui muitas exigências, a AMA vai reunir todos os coordenadores municipais para uma oficina técnica, dia 30 de novembro, na sede da Entidade. O objetivo é dar suporte aos coordenadores para que o documento seja preenchido corretamente.
Entende-se por Plano de Contingência o documento que registra o planejamento elaborado a partir do estudo de um ou mais cenários de risco de desastre e estabelece os procedimentos para ações de alerta e alarme, resposta ao evento adverso, socorro e auxílio às pessoas, reabilitação dos cenários e redução dos danos e prejuízos.
Para a elaboração do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil – PLAMCON deve-se contemplar as seguintes ações:
I - Identificação da responsabilidade de organizações e indivíduos que desenvolvem ações específicas em emergências;
II - Descrição das linhas de autoridade e relacionamento entre os órgãos envolvidos, mostrando como as ações serão coordenadas;
III – Descrição de como as pessoas, o meio ambiente e as propriedades serão protegidas durante a resposta ao desastre;
IV - Identificação do pessoal, equipamento, instalações, suprimentos e outros recursos disponíveis para a resposta ao desastre, e como serão mobilizados;
V - Identificação das ações que devem ser implementadas antes, durante e após a resposta ao desastre.

Últimas notícias
Homem é ferido a pauladas durante bebedeira em Arapiraca
Colisão entre motos deixa dois homens feridos em São Miguel dos Milagres
Buscas por helicóptero que desapareceu com cantor Rick seguem com drone térmico
Rick publicou vídeo em avião antes de helicóptero desaparecer em SC
Defensoria Pública leva atendimento gratuito a moradores de três bairros de Maceió
Dia da Árvore é celebrado em Maceió com plantio de 40 mudas nativas e frutíferas
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
