Exército exige plano de contingenciamento a municípios alagoanos afetados pela seca
AMA reúne municípios para atualizar mapa da seca
Os quarenta municípios que enfrentam a estiagem com decreto de emergência homologado têm uma nova exigência. O Exército, que coordena a operação Pipa, quer que os coordenadores municipais de Defesa Civil entreguem laudo de potabilidade dos mananciais onde os caminhões são abastecidos, e um plano de contingenciamento para caso de interrupção no abastecimento.
Como o documento possui muitas exigências, a AMA vai reunir todos os coordenadores municipais para uma oficina técnica, dia 30 de novembro, na sede da Entidade. O objetivo é dar suporte aos coordenadores para que o documento seja preenchido corretamente.
Entende-se por Plano de Contingência o documento que registra o planejamento elaborado a partir do estudo de um ou mais cenários de risco de desastre e estabelece os procedimentos para ações de alerta e alarme, resposta ao evento adverso, socorro e auxílio às pessoas, reabilitação dos cenários e redução dos danos e prejuízos.
Para a elaboração do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil – PLAMCON deve-se contemplar as seguintes ações:
I - Identificação da responsabilidade de organizações e indivíduos que desenvolvem ações específicas em emergências;
II - Descrição das linhas de autoridade e relacionamento entre os órgãos envolvidos, mostrando como as ações serão coordenadas;
III – Descrição de como as pessoas, o meio ambiente e as propriedades serão protegidas durante a resposta ao desastre;
IV - Identificação do pessoal, equipamento, instalações, suprimentos e outros recursos disponíveis para a resposta ao desastre, e como serão mobilizados;
V - Identificação das ações que devem ser implementadas antes, durante e após a resposta ao desastre.

Últimas notícias
Reconhecimento facial identifica homem acusado de homicídio e porte ilegal no Centro de Maceió
Disque Denúncia oferece R$ 100 mil por informações sobre Doca, chefe do Comando Vermelho
Saiba quem são os policiais civis mortos em megaoperação contra o Comando Vermelho
Polícia Civil investiga morte de jovem decapitado após cavalgada em Porto Calvo
Operação policial deixa 64 mortos e é considerada a mais letal da história do RJ
Videomonitoramento da SSP identifica homem com mandado de prisão na Jatiúca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
