Negócios

Presidente do PSDB diz que vitória em Maceió foi ?uma goleada?

Claudionor Araújo afirma que partido se fortaleceu em Alagoas  

11/10/2012 11h11
Da redação, com assessoria

O presidente estadual do PSDB, Claudionor Araújo, fez um balando das eleições em Alagoas, em entrevista concedida ao programa Cidadania, da Rádio Jovem Pan, nesta quarta-feira (10). Para Claudionor, os tucanos saíram vitoriosos e fortalecidos do processo, principalmente na capital, onde o deputado federal Rui Palmeira foi eleito com quase 60% dos votos. “Foi uma goleada”, disse o líder dos tucanos no Estado.

Em Alagoas, afirma Claudionor Araújo, os resultados também mostraram a força do PSDB e dos partidos da base aliada. “O PSDB cresceu; saiu bem nessa eleição. Elegeu 19 prefeitos, nós tínhamos 14 e conseguimos eleger pela primeira vez o prefeito de Maceió. Então foi uma performance muito boa, excelente”.

Claudionor afirma ainda que pela primeira vez o PSDB conseguiu eleger em Alagoas “um número expressivo de prefeitos e vereadores. Fizemos 19 prefeitos. E tem um detalhe muito importante: de 10 que concorreram à reeleição, 9 foram reeleitos. Só perdeu o do Pilar. A reeleição foi, sem dúvida alguma, o julgamento da administração que realizaram esses prefeitos do PSDB. Se você partir agora para o número de eleitores que votaram e que elegeram esses prefeitos, temos aí cerca de 450 mil eleitores que votaram nos candidatos eleitos do PSDB. Isso juntando naturalmente com a base aliada”.

Além disso, o PSDB, ressalta Claudionor, fez ainda 8 vice-prefeitos e 90 vereadores em 55 municípios. Em 2008, foram 77 vereadores. Então o partido se consolidou”. Ele atribuiu como um dos principais responsáveis pelo resultado nas urnas ao governador Teotonio Vilela Filho, “que foi certamente o grande comandante dessa campanha do PSDB juntamente com a base aliada, e o senador Benedito de Lira [PP]. Teotonio Vilela foi, sem dúvida alguma, o timoneiro, o grande líder e conseguiu juntamente com a executiva estadual essa façanha de consolidar o PSDB”, observa.

Quando questionado se o PSDB enfrentava rejeição no País, principalmente por parte da juventude, o presidente estadual do partido disse que de forma alguma. “Inclusive tem uma juventude atuante aqui em Alagoas e em Maceió que ajudou na campanha vitoriosa de Rui Palmeira. No Brasil o PSDB é o partido que tem tido uma performance extraordinária”.

As críticas, na opinião de Claudionor Araújo, partem de “quem tem inveja ou quer derrubar de forma rasteira, de quem não tem argumento. Temos um exemplo claro aqui, junto a todos nós que é o governador Teotonio Vilela Filho, um homem tranqüilo, que tem tido uma performance extraordinária como governador de Alagoas. Eu não conheço nenhum governador que trabalhou tanto pelo Estado como tem trabalhado Teotonio Vilela”, disse.

Ele falou ainda do jeito tucano de agir e quando indagado se Rui Palmeira iria “levar a cidade em banho maria”, foi enfático: “É só se recordar da atuação que ele teve como deputado estadual e agora como deputado federal, para você verificar que a calma dele significa que tem os pés no chão, tem equilíbrio. É diferente de ter aquela calma que as pessoas pensam que tudo aceita. O mesmo equilíbrio que tem o governador, assim terá o deputado Rui Palmeira, agora prefeito de Maceió, a partir do dia 1º de janeiro”.
Jogo sujo
O presidente do PSDB também admite que a dobradinha governo do Estado do PSDB e prefeito do mesmo partido ajudará Alagoas. ‘Claro, ajuda e muito. Agora a capital do Estado vai ser administrada por um aliado do governador. Então haverá um trabalho conjunto. Se bem que o governador Teotonio Vilela sempre se propôs a trabalhar de forma conjunta, de forma parceira. E é uma política do PSDB, a parceria . Agora com o governo e o município sendo do PSDB é claro que isso vai facilitar muito mais o progresso na área social, sobretudo”.

Claudionor falou ainda sobre a eleição em Arapiraca, onde, segundo afirma, “ se pensava que ia ser um passeio [da adversária Célia Rocha] e foi uma eleição apertada. O Rogério Teófilo deu uma demonstração de liderança, de capacidade, de recuperação, enfim, hoje Arapiraca não tem mais dono”. Quanto às críticas feitas pela prefeita eleita Célia Rocha, que chegou a acusar seus adversários de terem feito uma campanha asquerosa, Claudionor afirma que isso não existiu.

“Não, não existe nada disso. O governador Teotonio Vilela é um homem descente, não usa de instrumentos rasteiros para atacar ninguém. Pelo contrário, é um homem polido, sério, que jamais faria uma campanha nesse nível. E o Rogério também. Quem conhece o Rogério sabe. Essa reclamação é natural que aconteça. Vai ver que algum ou outro eleitor possa ter extrapolado os seus limites de cidadania, mas a campanha em si não houve jogo sujo”.