Casal adota medidas para normalizar abastecimento de Arapiraca

O fornecimento de água para a parte alta de Arapiraca e os municípios de Igaci, Coité do Nóia e Craíbas, bem como alguns povoados dessas localidades, vem sendo prejudicado, nas últimas semanas, pela redução da vazão do rio São Francisco e por vazamentos nas ventosas, que são dispositivos instalados na adutora para controlar a pressão da água.
Diante disso, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), numa parceria com a CAB Águas do Agreste, vem executando algumas ações para suavizar esses problemas. Uma delas é a realização de manobras operacionais para garantir água a todas essas localidades, mesmo com a redução da produção do líquido.
A companhia e a CAB também fizeram um planejamento para a instalação de flutuantes na estação de captação, localizada em Traipu. Esses equipamentos são estruturas que permitirão que a retirada de água bruta do rio seja feita a uma distância maior da margem. Paralelamente a isso, as duas empresas também vão fazer o desassoreamento do rio no local onde fica a captação.
Adutora
Depois de retirada do rio, a água bruta segue por uma adutora com mais de 50 quilômetros de extensão até a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada em Arapiraca. Nesse percurso, existem dispositivos conhecidos como ventosas, que servem para regular a pressão do líquido na adutora.
Nas últimas semanas, porém, foram constatados diversos rompimentos nessas ventosas, o que também vem prejudicando o abastecimento de Arapiraca, Igaci, Coité do Nóia e Craíbas.
A Casal e a CAB fazem constantemente o reparo nessas estruturas, sempre que um rompimento é constatado. Durante esse serviço, a produção de água fica comprometida. Por outro lado, as duas empresas já estão buscando uma solução definitiva para esse problema.
Últimas notícias

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
