Comunidade

Prefeitura está cadastrando catadores e associação tem que ser legalizada pela categoria

Por 7 Segundos 10/02/2017 16h04
Prefeitura está cadastrando catadores e associação tem que ser legalizada pela categoria
Prefeitura está cadastrando famílias de catadores para oferecer assistência às famílias - Foto: Cortesia

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas Públicas para a Mulher, está cadastrando os catadores de material reciclável do bairro Mangabeiras, que dependiam do lixão para sobreviver.

Em entrevista ao Portal 7 Segundos, os catadores afirmaram que com o fim do lixão eles ficaram sem assistência pela prefeitura.

No entanto, a superintendente de Assistência Social, Fabrísia Amaral, afirmou que ações que estão sendo planejadas e outros já executadas  pela secretaria e que os catadores estão incluídos nesse trabalho da prefeitura, na gestão do prefeito Rogério Teófilo.

De acordo com Fabrísia Amaral, a secretaria está fazendo um levantamento sobre a situação deles para que a prefeitura possa direcionar melhor as ações de assistência para essa população. 

Com o levantamento, a Prefeitura de Arapiraca poderá saber quem são e quantos são os catadores que, de fato, precisam de assistência e incentivo para sustentar suas famílias com a reutilização de material reciclável.

“A primeira etapa do plano de ação da prefeitura é o cadastramento dos catadores, que já está em fase de conclusão para que possamos saber quem são ele para poder garantir a todos os direitos que eles têm com o apoio do poder público", afirmou Fabrísia Amaral.

Associação dos catadores

Segundo a superintendente, após a fase de identificação das pessoas que fazem parte da Associação de Catadores de Resíduos Sólidos de Arapiraca (ASCARA), a Secretaria de Assistência Social voltará a disponibilizar o apoio logístico dado às famílias.

No entanto, ela ressaltou que os catadores precisam resolver pendências legais da ASCARA.

“Identificamos que a associação precisa se organizar melhor e resolver questões legais para que tudo esteja dentro das normas e eles possam receber o apoio da prefeitura. Há ainda a proposta de uma nova associação para eles", declarou Fabrísia Amaral.