[Vídeo] Serra em Taquarana vira polêmica entre ambientalistas e religiosos no Agreste
Pedra do Itapaúna: diz a lenda que uma princesa morava no lugar e até extraterrestres teriam frequentado o local
![[Vídeo] Serra em Taquarana vira polêmica entre ambientalistas e religiosos no Agreste](https://img.7segundos.com.br/Rx11kEgG2zc2LQEBViHm7k0bKmQ=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/69601-sem_titulo_png.png)
Um pedra gigantesca chama atenção de quem visita o Sítio Itapaúna, no município de Taquarana, no Agreste de Alagoas, a 26 km de Arapiraca e 120 km de Maceió, capital do Estado.
O local, que é de propriedade particular, está virando polêmica entre ambientalistas e religiosos devido à descaracterização da área considerada patrimônio do município,porém nada documentado ainda.
A equipe do 7 Segundos visitou a Pedra do Itapaúna, frenquentada por católicos, umbandistas, evangélicos, espíritas e pessoas que se aproveitam do lugar para se prostituírem e usarem drogas.
Os ambientalistas alegam que o lugar foi desmatado e as pedras perderam suas caracterísiticas naturais porque foram pintadas de branco pelos próprios religiosos que frequentam o lugar. Eles reclamam que há falta de respeito à preservação da área, considerada histórica.
Os religiosos defendem o uso da Pedra do Itapaúna para se reunirem e louvarem a Deus de forma pacífica, respeitando a religião de cada um. Eles são contra ao uso do lugar para práticas de relações sexuais e o uso de drogas. Existe um cruzeiro, simbolizando a crença religiosa.
Para o professor Samuel Januário, a Pedra do Itapaúna é um local turístico, que recebe pessoas de vários lugares do País para apreciarem as belezas naturais do lugar, mas defende a preservação da área.
"Esse local representa muito do ponto de vista histórico e cultural. Aqui existe a lenda da princesa que morou na Pedra do Itapaúna, como de encantamento e se tornou uma parada obrigatória", disse Samuel Januário.
O comentário do educador é reforçado pelo representante do Movimento Evangélico, José Edmilson, que não aprova a frequência do local para os que querem beber e se prostituir e acabam deixando sujeira no local.
O proprietário do local, Eranildo Rocha alega que a questão dos ambientalista é porque havia vegetação no topo da pedra e os religiosos limparam o lugar, provocando o desmatamento da mata que ali existia.
"Nunca proibi ninguem de subir aqui. A questão é que eles limparam a área de mata, que era uma vegetação seca, para evitar um incêndio na vegetação", esclareceu Eranildo Rocha.
Estudantes e aulas de campo
A Pedra do Itapaúna também é frequentada por estudantes que visitam o local com professores para participarem de aula de campo. Como é o caso da professora Bárbara Maria.
"Eu sempre trago meu alunos para aulas de campo, passeio e lazer nesse lugar muito conhecido e centenário. A gente sempre sobe aqui na pedra para apreciar a natureza", disse a professora.
Misticismo
Os caminhos que levam até o município de Taquarana, em Alagoas, escondem misticismo e uma lição de respeito a pluralidade de cultos religiosos.
Em conversa com moradores e visitantes, a equipe do 7 Segundos testemunhou várias curiosidades envolvendo a atração turística.
Ambientalistas disseram que há um mito sobre o surgimento da formação rochosa e que lá existe a lenda de uma princesa que habita a pedra. Os moradores afirmam ouvir vozes durante o luar.
Assista a reportagem da equipe do 7 Segundos, durante visita à Pedra do Itapaúna:
Últimas notícias

Câmeras de monitoramento mostram momento em que policiais salvam bebê, em Arapiraca

Cibele Moura repudia ato de intolerância religiosa no Ifal de Palmeira dos Índios

Carlinhos Maia surpreende ao receber Lucas Guimarães em casa: “Já que está usando a casa, usa o ex também”

Ministério Público de AL aciona Estado por irregularidades no Conseg

Hospital de Emergência do Agreste promove Cine Lilás e estimula reflexões sobre situações de violência

Maceió realiza Dia D de Multivacinação no próximo sábado (18); veja locais
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
