Reprovação ao governo Temer sobe para 55%, diz Ibope
Pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgada nesta sexta-feira (31) mostra que o percentual de brasileiros que consideram o governo do presidente Michel Temer (PMDB) ruim ou péssimo é de 55%. É a reprovação mais alta ao governo Temer da série do Ibope.
Na última pesquisa, divulgada em dezembro, 46% dos brasileiros avaliaram o governo do presidente como ruim ou péssimo, percentual superior ao da sondagem publicada em outubro, quando o governo Temer atingiu 39% de ruim ou péssimo.
Ainda de acordo com o levantamento, 10% dos brasileiros consideram o governo Temer como ótimo ou bom, percentual com variação dentro da margem de erro da pesquisa. Em dezembro esse percentual foi de 13% e, em outubro, de 14%.
O percentual de brasileiros que considera o governo regular é de 31%, ante 35%, em dezembro, e 34%, em outubro.
O percentual dos que não sabem ou não responderam foi de 4%, contra 6% em dezembro.
Confiança e comparação com Dilma
A pesquisa também levantou o percentual dos brasileiros que dizem confiar no presidente Michel Temer. O índice de confiança também piorou.
Disseram não confiar em Temer 79% dos entrevistados, ante 72% em dezembro. O índice dos que confiam caiu de 23%, em dezembro, para 17% na pesquisa divulgada hoje.
Os pesquisadores também perguntaram sobre a expectativa sobre o restante do governo Temer, cujo mandato se encerra em 2018. O percentual de respostas ruim/péssimo foi de 52%, ante 43% na última pesquisa. Entre os entrevistados, 14% disseram esperar um governo ótimo ou bom 14%. Em dezembro esse percentual era de 18%.
Na comparação com o governo Dilma, 41% dos entrevistados disseram que o governo Temer é pior que o da ex-presidente. Em dezembro esse percentual foi de 34%. O número de entrevistados que considera o governo Temer melhor que o governo Dilma foi de 18%, percentual menor que o obtido em dezembro, de 21%.
A pesquisa também indica que a preferência por Temer é maior entre os homens. Enquanto 22% dos homens dizem preferir o governo do atual presidente, o percentual de mulheres que prefere Temer a Dilma é de 15%.
Esta foi a terceira pesquisa Ibope sobre a aprovação do governo realizada após Temer ser efetivado no cargo após o impeachment de Dilma Rousseff, em maio do ano passado. Na primeira pesquisa, em julho, Temer ocupava o cargo de forma interina --o impeachment só foi concluído em 31 de agosto.
A sondagem é divulgada em meio a mobilizações populares contra as reformas propostas pelo governo ao Congresso, como a reforma da Previdência e a trabalhista.
No dia 15 de março foram realizadas manifestações em cidades de ao menos 19 Estados e no Distrito Federal. Também nesta sexta-feira (31) já há o registro de atos contra as reformas em seis Estados.
A pesquisa divulgada hoje foi realizada entre os dias 16 e 19 de março e ouviu com 2.000 pessoas em 126 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
