[Vídeo] A morte da Paixão de Cristo no Agreste de Alagoas
![[Vídeo] A morte da Paixão de Cristo no Agreste de Alagoas](https://img.7segundos.com.br/M57Zz56iccpoT9CWgXL8OBIJHHU=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/70490-whatsapp_image_2017_04_12_at_13_27_16_jpeg.jpeg)
A Semana Santa teve início nesse domingo (09), quando é celebrada a entrada de Jesus em Jerusalém. A partir daí cada dia possui um significado bíblico e a grande expectativa é a Sexta-feira da Paixão, que relembra o dia em que Jesus Cristo é crucificado. Neste dia, é praticado o jejum e a abstinência da carne, em sinal da penitência e respeito pela morte do filho de Deus.
Este período religioso sempre foi muito esperado pela população do Agreste de Alagoas. Diversos municípios, a exemplo da cidade de Arapiraca e Craíbas, realizavam grandes espetáculos da Paixão de Cristo.
Lembranças
A empresária Maria Lúcia Pinheiro, 68 anos, conta que anualmente ia para o Morro Santo da Massaranduba, na Capital do Agreste, com sobrinhos e demais familiares, inclusive alguns que vinham da cidade de Recife, em Pernambuco.
“Todos os anos eu levava a família, as peças eram excelentes e os atores trabalhavam muito bem, mas isso é pequeno perto da preocupação que eu tenho”, contou a empresária. “A encenação da Paixão de Cristo era uma forma de despertar nas crianças e nos adolescentes o interesse em Deus e hoje, infelizmente, nem isso temos mais. As coisas boas vêm acabando e só ficam o que é ruim”, lamentou.
A empresária explica que diante do cenário turbulento que o mundo vive hoje, com a criminalidade e o uso de drogas crescendo a cada dia, ações religiosas se fazem necessárias. “Não é que a turma jovem não acredita em Deus, é pior que isso, ela é desacredita em religiões no geral”, lamentou. “Não existe mais a fé que eu tive ou ainda a que você teve [se referiu à jornalista], ficam pulando de galho em galho”.
Morro Santo
Uma equipe de Reportagem do 7 Segundos foi até o local onde era realizado o espetáculo Paixão de Cristo em Arapiraca, um lugar conhecido por religiosos de várias nações. Mas o espaço que antes era frequentado por milhões de pessoas, hoje está abandonado e guarda apenas recordações.
No vídeo produzido pela equipe do site, os moradores lamentam, de forma saudosa, o tempo em que o Morro era bastante visitado. “Era muito bom, muita gente visitava aqui, mas hoje em dia, morreu”, lamentou a agricultora Ana Maria. “Mesmo que não tivesse a peça, vinha muita gente. Hoje não sobe mais ninguém, este ano eu não sei nem se vai ter procissão”, disse Maria.
Ao caminhar pelo Morro, é possível ver o cenário que servia de palco para a encenação, a exemplo da sepultura de Jesus Cristo, que, apesar da estrutura permanecer intacta, para alcança-la é necessário fazer um caminho de difícil acesso por conta do mato grande e da vegetação espinhosa.
Confira no vídeo:
Justificativa
O 7 Segundos entrou em contato com a Associação dos Artistas da Massaranduba e a presidente Vanessa explicou que, após quase 20 anos de realização, por falta de apoio público a produção do evento ficou inviável.
Wagno Godez, que faz parte da Associação, esclareceu que o espetáculo nunca foi uma realização da Prefeitura de Arapiraca, a iniciativa era da Associação e o município, assim como outras empresas, apoiava. “O motivo é falta de recursos, não conseguimos mais os patrocínios que tínhamos, como o da Eletrobrás”, explicou.
Godez também disse que como a encenação em Arapiraca foi ficando menor e a da Cidade de Maria, localizada em Craíbas - a 20km de Arapiraca - cresceu, o projeto da Associação enfraqueceu definitivamente. “Sem falar nas pessoas que trabalhavam com a gente, que passaram a ir para a cidade vizinha, então percebemos que não adiantava insistir nesse projeto”.
Mas a grande surpresa deste ano é que o espetáculo teatral da Cidade de Maria, que nesses cinco anos sempre aconteceu nos três dias do feriado santo, só vai ser realizado em um dia, que é no próximo dia 14 de abril, às 19hrs. O deputado estadual Carimbão Junior (PHS), o grande incentivador desse projeto, afirmou, por telefone, que essa redução não é por questão financeira, mas por motivos logísticos.
Diante do que foi relatado, fica a pergunta, seria realmente a morte da Paixão de Cristo no Agreste de Alagoas?
Veja também
Últimas notícias

Veja os prints de Vini Jr. que fizeram Virginia terminar com o jogador

IZA e Yuri Lima terminam relacionamento um mês após polêmica nas redes sociais

Veja como foi a simulação de sequestro de gerente bancário na Ponta Verde

SSP apresenta detalhes de operação que recuperou relógios Rolex roubados na capital

Acidente fatal reacende debate sobre segurança de ciclistas em Maceió

Porto de Pedras: Casal faz limpeza na captação de Tatuamunha na terça-feira (14)
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
