Saúde

[Vídeo] Surto de diarreia preocupa órgãos públicos e população do Agreste

Só está se salvando quem tem dinheiro para comprar água mineral, disse uma moradora

Por Laís Pita com Assessoria 19/05/2017 10h10
[Vídeo] Surto de diarreia preocupa órgãos públicos e população do Agreste
Palmeira dos Índios - Foto: Reprodução/ Internet

Já passa dos três mil o número de casos de diarreia registrados somente no município de Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas. Somente na última semana de maio foram registrados 617 novos casos na cidade.

O 7 Segundos conversou com a secretária de saúde do município, Katia Born, que informou que tem ido, junto com agentes públicos de saúde, de casa em casa mandando limpar as caixas de água para a que a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) possa repor.

A ação vai acontecer em quatro bairros: São Francisco, Centro, Vila Maria e Palmeira de Fora. Só nessas localidades são mais de 400 casos de diarreia.

A Unidade de Pronto Atendimento do município está locada, novos enfermeiros e médicos pediatras vão reforçar o atendimento à população e trabalhos de educação e saúde estão sendo realizados.

Katia Born lembrou que em 2013 cerca de 15 mil casos foram registrados em Palmeira, inclusive algumas pessoas chegaram a morrer. Mas a gestora garantiu que está vigilante e não vai faltar atendimento.

Uma moradora disse ao 7 Segundos que só está se “salvando” quem tem dinheiro para comprar água mineral, o que é quase ninguém.

Confira no vídeo:

 

Balanço

A Secretaria Municipal de Saúde vem realizando monitoramento do número de diarreia do início de janeiro até o período atual. Os números de casos de diarreia até agora já totalizam 3.178. A partir da 14ª semana epidemiológica, o número de casos de diarreia começou a aumentar. Nesta última semana tiveram 200 novos casos. Na 18ª semana do ano, o município registrou 199 novos casos; na semana 19 foram 408 novos casos; semana 20, a última de maio, foram registrados 617 casos.