Rogério Teófilo propõe reajuste salarial de 2,33% aos servidores da Educação
A categoria, que está em greve, pede um aumento de 7,64%
Durante a reunião realizada no final da tarde dessa terça-feira (06), no Centro Administrativo, entre o prefeito Rogério Teófilo, sua equipe e o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) em Arapiraca, o gestor propôs um reajuste salarial de 2,33% a partir do terceiro quadrimestre.
Os servidores da Educação, que estão em greve, pediram um aumento de 7,64%, o que não vai ser possível, visto que fere a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Os professores e demais servidores da Educação ficaram de dar uma resposta nesta quarta-feira (08). Enquanto isso, os 35 mil alunos da rede municipal de ensino continuam sem aulas.
Confira a nota na íntegra:
A Prefeitura de Arapiraca, após realizar estudos técnicos e jurídicos sobre a atual realidade fiscal e financeira do município, apresentou, nessa terça-feira (6), ao Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Regional Arapiraca), uma proposta de reajuste salarial que não fere a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), deixando aberta a possibilidade de novas negociações de forma transparente. A proposta, de 2,33% a partir do terceiro quadrimestre, foi apresentada tendo como base a sustentabilidade jurídica.
A Prefeitura ratifica a manutenção do diálogo aberto com os professores e demais servidores da Educação, e salienta que está fazendo todo o possível, dentro da legalidade, para que haja um acordo entre as partes. Qualquer aumento acima do valor apresentado, neste momento, fere a Lei de Responsabilidade Fiscal e inviabiliza o município no que diz respeito ao aporte de recursos federais.
A situação no país e em Alagoas é delicada. A capital, Maceió, já anunciou reajuste de 0% para os servidores este ano e o governo estadual ainda não se pronunciou sobre o assunto, alegando cautela. Em Arapiraca, a prefeitura ainda luta para sanar a dívida de parte dos salários de dezembro, que não foram pagos pela gestão anterior. Com serenidade e equilíbrio, a Prefeitura espera a volta das aulas nas unidades onde se encontram suspensas e a manutenção do diálogo com os trabalhadores da Educação.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
