Saúde

Primeira Unidade de Acolhimento Infantojuvenil de AL ganha novo prédio

A Unidade tem capacidade para atender 24 horas e até 10 pacientes com idades entre 10 e 18 anos incompletos, e de ambos os sexos. 

Por Blog do Márcio José 27/06/2017 11h11
Primeira Unidade de Acolhimento Infantojuvenil de AL ganha novo prédio
Novo prédio da primeira Unidade de Acolhimento Infantojuvenil, em Campo Alegre - Foto: Ilustração

A Prefeitura de Campo Alegre realizará, nesta quarta-feira (28), a inauguração do novo prédio da primeira Unidade de Acolhimento Infantojuvenil que passou a funcionar em Alagoas. A Unidade fica localizada no Distrito Luziápolis, em Campo Alegre, e foi construída com recursos do governo federal no valor de R$500.000,00 e contrapartida do município no valor de R$ 70.266,96.

Desde janeiro de 2015 que a Unidade já vem desenvolvendo um grande trabalho que busca acolher e recuperar jovens dependentes químicos que tiveram seus direitos violados e reinseri-los na sociedade recuperados de suas dependências. 

O equipamento de saúde estava funcionando em um prédio provisório e passará a partir da inauguração do novo prédio a funcionar com a infraestrutura adequada para a atuação dos profissionais em várias áreas para recuperação dos internos. Além do município de Campo Alegre, a UAI também acolhe jovens dos demais municípios da 5ª Região de Saúde do estado.

A Unidade desenvolve ações continuas como aulas de violão, passeios aulas disciplinares e participação em projetos como o Soldadinho Verde. As ações são executadas pela coordenadora da UAI, Janaina Cavalcante.

A Unidade tem capacidade para atender 24 horas e voluntariamente até 10 pacientes com idades entre 10 e 18 anos incompletos, e de ambos os sexos. 

O equipamento possui caráter residencial transitório, ofertando aos pacientes cuidados continuados, convivência em grupo, familiar e social. 

Os pacientes podem ficar até seis meses nessas Unidades com o objetivo de manter a estabilidade clínica, o controle da abstinência e redução das situações de vulnerabilidade social e familiar. 

A Unidade possui uma equipe técnica qualificada, com assistente social, terapêuta ocupacional, psicólogas, técnico de enfermagem e monitores, com seu funcionamento 24 horas.