Técnicos analisam risco de infiltração na barragem da Vila Bananeiras
Estudo aprofundado depende da redução do nível de água

Moradores da Vila Bananeiras, em Arapiraca, demonstraram preocupação com a situação da rodovia de acesso à comunidade. Com as chuvas, surgem os buracos e o acumulo de água, inclusive no trecho que fica em cima do paredão da barragem do local. Por conta disso, o possível surgimento de infiltrações na estrutura causa receio entre moradores da vila.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Arapiraca, Roberto Amaral, conversou com o repórter Cláudio Barbosa sobre o assunto noticiado no 7 Segundos.
“A barragem da Bananeira ainda não sangrou e faltam aproximadamente dois metros para ela sangrar, mas já designamos técnicos nossos para inspecionar a barragem. Antes das chuvas estava tudo bem. Depois das chuvas, o nível da água sobe, então tem que haver um novo acompanhamento para ver o comportamento do paredão nessas circunstâncias”, destacou Amaral durante entrevista para Rádio Novo Nordeste.
De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, um geólogo já esteve no local para averiguar a estrutura da barragem que será analisada com maior precisão quando o nível de água do reservatório baixar.
“Para detectar se há alguma infiltração ou fissura, é melhor com o paredão enxuto. Estamos acompanhando, mas a principio não existe nenhuma preocupação”, declarou Roberto Amaral, acrescentando que não há sinal de fissura no paredão.
Ele disse ainda que conversou com os engenheiros que trabalharam na obra, ressaltando que haverá uma nova etapa de inspeção na barragem e em toda sua infraestrutura de engenharia e que a recuperação da via de acesso à Vila Bananeiras será providenciada por meio de parceria entre as Secretarias Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e de Viação e Obras.
O secretário frisou o trabalho que o município está fazendo para viabilizar o projeto de irrigação para pequenos produtores rurais na Vila Bananeiras, um dos motivos para a construção da barragem que terá sua estação de tratamento viabilizada pela gestão atual. O tratamento do Rio Piauí, fonte principal de abastecimento da barragem, é indispensável para a oferta de água de boa qualidade e garantia para viabilizar a disponibilidade para consumo humano.
Últimas notícias

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos

Aviação pública de Alagoas garante transporte seguro para criança com Tetralogia de Fallot

Programa ‘Planta Alagoas’ garante sementes para 45 mil agricultores e fortalece o plantio estadual

SMS de Porto Real do Colégio realiza evento Mulher em Foco

Operação integrada termina com apreensão de armas e morte de suspeito após troca de tiros em Maceió

Alagoas perde postos de trabalho enquanto Brasil registra saldo positivo em fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
