Técnicos analisam risco de infiltração na barragem da Vila Bananeiras
Estudo aprofundado depende da redução do nível de água
Moradores da Vila Bananeiras, em Arapiraca, demonstraram preocupação com a situação da rodovia de acesso à comunidade. Com as chuvas, surgem os buracos e o acumulo de água, inclusive no trecho que fica em cima do paredão da barragem do local. Por conta disso, o possível surgimento de infiltrações na estrutura causa receio entre moradores da vila.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Arapiraca, Roberto Amaral, conversou com o repórter Cláudio Barbosa sobre o assunto noticiado no 7 Segundos.
“A barragem da Bananeira ainda não sangrou e faltam aproximadamente dois metros para ela sangrar, mas já designamos técnicos nossos para inspecionar a barragem. Antes das chuvas estava tudo bem. Depois das chuvas, o nível da água sobe, então tem que haver um novo acompanhamento para ver o comportamento do paredão nessas circunstâncias”, destacou Amaral durante entrevista para Rádio Novo Nordeste.
De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, um geólogo já esteve no local para averiguar a estrutura da barragem que será analisada com maior precisão quando o nível de água do reservatório baixar.
“Para detectar se há alguma infiltração ou fissura, é melhor com o paredão enxuto. Estamos acompanhando, mas a principio não existe nenhuma preocupação”, declarou Roberto Amaral, acrescentando que não há sinal de fissura no paredão.
Ele disse ainda que conversou com os engenheiros que trabalharam na obra, ressaltando que haverá uma nova etapa de inspeção na barragem e em toda sua infraestrutura de engenharia e que a recuperação da via de acesso à Vila Bananeiras será providenciada por meio de parceria entre as Secretarias Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e de Viação e Obras.
O secretário frisou o trabalho que o município está fazendo para viabilizar o projeto de irrigação para pequenos produtores rurais na Vila Bananeiras, um dos motivos para a construção da barragem que terá sua estação de tratamento viabilizada pela gestão atual. O tratamento do Rio Piauí, fonte principal de abastecimento da barragem, é indispensável para a oferta de água de boa qualidade e garantia para viabilizar a disponibilidade para consumo humano.
Últimas notícias
Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei Antifacção; texto segue para o Senado
Prefeitura de Arapiraca decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira (21)
Caio Bebeto parabeniza Prefeitura por ações rápidas em demandas da Levada e do Mercado da Produção
Preso um dos suspeitos de se passar por policial e matar homem a tiros de Pão de Açúcar
Arthur Lira garante obra que transforma o acesso à zona rural de Porto Real do Colégio
Homem é preso por dirigir bêbado após realizar manobras bruscas em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
