Como o samba, funk incomoda porque é música de preto e da favela

Para o senador Romário, o funk carioca dá visibilidade a uma realidade brasileira que todos preferem fingir que não existe. E, segundo ele, o preconceito contra o funk tem a mesma raiz do preconceito que o samba já sofreu. A opinião do ex-jogador de futebol sobre o funk é relevante: ele foi escolhido para ser o relator de uma ideia legislativa que pretende criminalizar o gênero musical.
Em entrevista por e-mail ao UOL, Romário lembrou que o artigo 5º da Constituição Federal garante o direito de livre manifestação de pensamento e afirmou que "uma lei como essa não tem a menor chance de prosperar". "Não há como defender isso", disse.
No texto descritivo da ideia, seu autor, o empresário paulista Marcelo Alonso, escreve: "São somente [o funk] um recrutamento organizado nas redes sociais por e para atender criminosos, estupradores e pedófilos a prática de crime contra a criança e o adolescente, venda e consumo de álcool e drogas, agenciamento, orgia, exploração sexual, estupro e sexo grupal" (sic).
Qualquer pessoa pode sugerir uma ideia de lei no site do Senado e, caso consiga reunir mais de 20 mil assinaturas em até quatro meses, um senador é designado para relatá-la. Caso a proposta seja considerada constituicional, pode até virar lei.
Mesmo contra a proposta, Romário quer promover um debate sobre liberdade de expressão no Senado. "Temos a oportunidade de falar sobre cultura, educação, democracia e preconceito. Não acho que seja viável se proibir qualquer estilo musical, especialmente o funk, que é na verdade um movimento das favelas, da periferia".
Para isso, ele deverá convocar para falar no Senado artistas como Anitta, MC Marcinho, Cidinho e Doca, MC Koringa, MC Bob Rum, Valesca Popozuda, Bochecha e Tati Quebra Barraco.
Veja também
Últimas notícias

Incêndio é registrado em casa abandonada no bairro Trapiche da Barra, em Maceió

Aves Silvestres são apreendidas em aldeia na zona rural de Joaquim Gomes

Restaurante Popular tem programação especial em alusão ao Dia das Mães
Dia das Mães: confira os horários de funcionamento dos shoppings da capital e do interior

Moradores protestam contra falta d’água e bloqueiam pista em Cruz das Almas

Câmera flagra momento em que homem é assassinado no conjunto Graciliano Ramos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
