Arapiraca e Maceió serão alvos de pesquisa sobre acidentes e violência
Arapiraca e Maceio estão entre os municípios selecionados pelo Ministério da Saúde (MS) para aplicar a pesquisa ‘Viva Inquérito 2017’ em suas unidades hospitalares de urgência e emergência.
Para orientar sobre a importância da realização do questionário, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizam a apresentação da metodologia da pesquisa para os profissionais do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca.
O ‘Viva Inquérito’ irá ocorrer durante todo o mês de setembro, em turnos definidos pelo Ministério da Saúde, onde serão coletados dados das vítimas de violências e acidentes atendidas no HGE e a UE do Agreste. As fichas deverão conter informações específicas da ocorrência, especificando se foi acidente de trânsito, queimadura, agressão, além do provável autor da lesão e evolução do atendimento.
De acordo com Rita Murta, gerente de Vigilância e Controle de Doenças Não Transmissíveis da Sesau, a pesquisa acontece a cada três anos. Ela deve ser realizada nas 26 capitais brasileiras, Distrito Federal e outras 14 cidades escolhidas pelo MS.
“Após a coleta de dados nas duas unidades de saúde será conhecido o perfil das vítimas de acidentes e violências, bem como do provável autor da agressão, tanto em Maceió como em Arapiraca. Com estes dados, serão elaboradas políticas públicas propondo medidas que reduzam ou evitem esses casos de violência, utilizando-se dos Núcleos de Promoção da Saúde e Cultura da Paz”, explicou Rita Murta.
A pesquisa será realizada por estudantes de graduação dos cursos da área de saúde, selecionados por meio de edital. No HGE deverão ser feitas no mínimo duas mil entrevistas e na UE do Agreste, 1.500.
O ‘Viva Inquérito’ é realizado desde 2006, pelo Ministério da Saúde, por meio da portaria nº 1.356. Estudo tem a finalidade de obter dados e divulgar informações sobre violências e acidentes, além de conhecer a gravidade dos problemas da saúde pública.
Veja também
Últimas notícias
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
