Articulação institucional prepara reativação do Comitê do Rio Piauí
Bacia do rio também chamado de Marituba alcança 18 municípios de AL
O Comitê da Bacia do Rio Piauí, importante afluente do Velho Chico também chamado de rio Marituba, está desativado. Para que o órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo volte a funcionar, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) inicia a convocação das instituições. intensificando medidas a partir desta segunda-feira (24).
O processo de mobilização de entidades habilitadas como representativas do setor público, da sociedade civil, das comunidades tradicionais e usuários tem como ponto de partida a cidade de Penedo, base do trabalho que se estende até sexta-feira (28)
De acordo com o CBHSF, o foco da mobilização desta primeira semana alcançará os municípios de Porto Real do Colégio, Igreja Nova, Piaçabuçu, Feliz Deserto, Coruripe, Teotônio Vilela, Junqueiro e São Sebastião.
A partir do dia 31 de julho, a convocação dos que podem participar da reativação do Comitê do Rio Piauí terá como base Arapiraca. Até 04 de agosto, a maior cidade do interior de Alagoas concentrará os esforços do trabalho estendido que atenderá ainda Limoeiro de Anadia, Feira Grande, Lagoa da Canoa, Traipu, Girau do Ponciano, Campo Grande, Olho d’Água Grande e São Brás.
Encerrada essa etapa, os interessados em participar do Comitê do Rio Piauí devem se inscrever até o dia 11 de agosto. As análises das inscrições pelo CBHSF acontecem entre os dias 14 e 15, com divulgação dos habilitados no dia 16. Eventuais recursos quanto ao processo devem ser feitos até 18 de agosto, sendo a divulgação final dos habilitados divulgada no dia 21, conforme informações solicitadas ao CBHSF pelo Portal 7 Segundos.
O Rio Piauí está localizado na região do Agreste e Baixo São Francisco de Alagoas. Sua bacia hidrográfica banha 18 municípios que totaliza, uma população estimada em pelo menos 520 mil pessoas.