Arapiraca

Hospital de Arapiraca está entre os melhores do Brasil em cirurgia de coração

Dados do Ministério da Saúde mostram eficiência em cirurgia cardiovascular e baixa taxa de mortalidade no serviço da cidade

Por 7 Segundos Arapiraca 01/08/2017 16h04
Hospital de Arapiraca está entre os melhores do Brasil em cirurgia de coração
Dados do Ministério da Saúde mostram eficiência em cirurgia cardiovascular e baixa taxa de mortalidade no serviço da cidade. - Foto: Assessoria

A cidade de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, tem sido responsável pela boa posição do estado entre os melhores hospitais do país. Desde em que recebe uma unidade específica para cirurgias cardiovasculares, o Serviço do Hospital do Coração do Agreste se sobressaiu à eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS) até mesmo do hospital da capital alagoana e ocupa uma excelente posição no ranking brasileiro.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o Hospital do Agreste bateu o recorde histórico de cirurgias bem sucedidas no estado pelo serviço no complexo CHAMA.

Para Dr. Sérgio Francisco Jr, cirurgião chefe do Serviço e responsável técnico pela habilitação junto ao Ministério da Saúde, os resultados são o retorno de um planejamento engajado por meio da equipe técnica e ressalta o interesse em elevar ainda mais esses números.

“Esses dados não são ao acaso, mas resultado de muito esforço e cooperação de toda equipe envolvida e revelam duas coisas: a primeira que valeu a pena ter investido esforços na criação deste serviço que está se consolidando, a segunda é que para se manter neste patamar é necessário que hospital, sociedade e gestores públicos continuem com o foco na assistência, pois quem ganha com isso são os 90% de nossa população que utilizam os serviços do SUS”, complementa o médico.

Levando em consideração a média dos últimos cinco anos de atuação, o número de cirurgias aumentou cerca de 100 procedimentos, sendo referência também em modernização e progresso profissional no setor cardiovascular.

“Entre 2010 e 2014 Alagoas alcançava em média 400 a 500 cirurgias/ano, em 2015 com o início de nossas atividades atingimos o maior nível da história com mais de 600 cirurgias no Estado” afirma Dr. Sérgio Francisco Jr.

A taxa de mortalidade também foi inclusa no bom serviço oferecido pelo hospital. Hoje, Arapiraca possui a menor taxa de mortalidade entre todos os serviços SUS do Estado, com uma média de 4,82% entre todos os 200 pacientes operados entre dezembro de 2014 e abril de 2017. Com esse número, a eficiência da unidade do agreste pode ser comparada com a dos melhores hospitais do estado de São Paulo.

Os dados podem ser conferidos no endereço oficial do SUS na web. (http://www.datasus.gov.br/).